Criatórios HB recebem comitiva internacional do Programa AgroBrazil

Encerrou no último dia 3 de abril, quarta-feira, a 5ª edição do Intercâmbio AgroBrazil, evento realizado pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), em parceria com  a Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (FARSUL), que trouxe ao estado, pela primeira vez, uma comitiva de representantes internacionais para apresentar os sistemas de produção de propriedades da região Sul. Entre os estabelecimentos visitados, dois integram o quadro social da Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB).

A Estância Santa Maria, de propriedade do presidente da FARSUL e diretor de relações internacionais da CNA, Gedeão Pereira, foi visitada na terça-feira, dia 2. Durante a visita à área de 12 mil hectares, localizada em Bagé (RS), os adidos, oriundos da Austrália, Burkina Faso, Chile, China, Egito, França, Irã, Japão e Singapura puderam conferir a produção pioneira no Brasil de novilhos precoces da raça Hereford, grãos e sementes forrageiras. ‘’Eles ficaram surpresos com a capacidade de produção, e demonstraram interesse na carne gaúcha’’, destacou Pereira.

Já na quarta-feira, dia 3, foi a vez da Estância Guatambu receber o grupo na sua sede, em Dom Pedrito (RS). O cronograma iniciou com uma explanação do proprietário Valter José Pötter, e posteriormente ao almoço os visitantes foram a campo conferir o plantel de animais das raças Hereford e Braford e a produção de vinhos e grãos da estância. ‘’Separamos vacas com cria ao pé, novilhas prenhas e touros sobreano. Eles queriam ver de perto o gado europeu, principalmente os representantes asiáticos que têm pouco contato com esses animais’’, comentou Pötter.

O criador também destacou a importância da realização de eventos como este. ‘’É uma forma de divulgarmos o que produzimos por aqui, além da marca, vai junto o nosso trabalho e as nossas raças, o que abre a possibilidade de novos mercados no futuro’’.

AgroBrazil

O Programa de Intercâmbio AgroBrazil é um projeto da Superintendência de Relações Internacionais da CNA para aproximar delegações estrangeiras dos produtores rurais brasileiros. Desde 2017, a iniciativa já levou representantes de 20 países para conhecerem o processo produtivo de 17 culturas do agro brasileiro.

 

Texto: Murilo Alves 

*Com informações CNA Brasil

Edição: Dhésika Vidikin

Fotos: Wenderson Araújo

Deixe uma resposta

Fechar