Braford

A raça Braford no Brasil é resultado de intenso trabalho de criadores, pesquisadores, técnicos e de diretores desta Associação. Em 1993, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a reconheceu como raça em formação. Dez anos depois obteve seu reconhecimento oficial publicado na Portaria n° 587 de 5 de junho de 2003. Porém, sua formação nos campos sul-brasileiros iniciou pelo menos 30 anos antes da oficialização.

A cruza de Hereford com zebuíno adveio da necessidade de desenvolver um animal mais adaptado, capaz de produzir carne de qualidade em diversos climas. No Brasil, a busca por pigmentação ocular foi um dos motivadores da criação da raça. No final da década de 60 nasceram os primeiros animais, fruto de cruzamento de Hereford com Tabapuã, na Fazenda Santa Clara, em Rosário do Sul (RS). Na mesma época, outros criatórios gaúchos também iniciaram os cruzamentos para a produção do futuro Braford. Em Uruguaiana (RS), alguns criadores estavam realizando inseminação de vacas Hereford com Nelore. A nova raça foi chamada de Pampiana, totalmente adaptada aos campos de basalto da fronteira oeste gaúcha, resistente ao forte calor e sol inclemente do verão. No início da década de 80, a ABHB juntamente com a Embrapa Pecuária Sul, iniciou-se o trabalho de orientação aos criadores, com objetivo de unificar o processo de formação da raça. Neste contexto, passou a chamar-se Braford acompanhando o nome já utilizado em âmbito internacional.

O Braford moderno está presente em todas as regiões brasileiras, e é bastante utilizado no cruzamento industrial. A pelagem chamada “camiseta”: corpo vermelho, cara branca e pigmentação ocular, associado ao grau de sangue final (3/8 Zebu e 5/8 Hereford) é o denominado “padrão Mercosul”, o mais procurado pelos produtores. Entretanto, a grande variabilidade de biótipos conferida pelos diferentes graus de sangue pode ser explorada de acordo com cada ambiente.

Do zebuíno herdou a rusticidade e alta resistência aos ectoparasitas. Do Hereford, a habilidade materna, alta fertilidade, bom temperamento e a produção de carne de alta qualidade. As carcaças apresentam boa cobertura de gordura e marmoreio, que confere maciez a sua carne. Dependendo do tipo de alimentação, os novilhos podem ser abatidos entre 14 e 18 meses de idade, com peso entre 380 e 480 kg.
A Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB) é certificadora exclusiva dos reprodutores e matrizes Braford no Brasil. Atualmente a raça expande-se de forma crescente para o Brasil e mercado mundial, consolidando a sua marca de qualidade na pecuária de corte.

Fechar