Reta final: PAC HB encerra primeira fase de avaliações

A Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB), em parceria com a Embrapa Pecuária Sul, de Bagé (RS), realizou no dia 3 de janeiro a sétima e última pesagem oficial da Prova de Avaliação a Campo (PAC) 2019/2020. Trata-se da reta final da primeira fase de avaliações dedicadas ao ganho de peso dos reprodutores, etapa responsável pelo maior percentual do índice final da Prova.

“Mais uma vez os exemplares apresentaram ganhos positivos, que nos deixam satisfeitos. Na raça Hereford o ganho médio diário foi de 1.007kg/dia e no Braford o ganho foi de 1.028kg/dia”, relatou o gerente de operações da ABHB, Felipe Azambuja.

Conforme a metodologia da prova, antes do resultado final, os animais serão submetidos a outra bateria de testes que engloba as avaliações fenotípicas, medidas de ultrassom, avaliação andrológica e os exames sanitários necessários.

De acordo com Roberto Collares, coordenador da Prova pela Embrapa Pecuária Sul, durante a realização desses testes os animais ficarão em área de campo nativo melhorado por 20 dias, suplementados com feno de azevém e sal proteinado. “Após essas avaliações os tourinhos serão deslocados para o Teste de Eficiência Alimentar, onde serão avaliados por 90 dias, sendo os primeiros 20 reservados para adaptação”, explicou.

Divididos entre 11 exemplares da raça Hereford e 19 exemplares da raça Braford, os reprodutores são provenientes de 14 criatórios de diferentes municípios do Rio Grande do Sul e integram os top 40% melhores machos avaliados dentro da sua geração. São eles: Agropecuária Sereno Ltda, Estância São Francisco Xavier, Estância Guatambu, Wolf Agropecuária, Estância Santa Gertrudes, Estância Carcávio, Estância Bela Vista, Estância São Bento, Estância do Bolso, Estância Retiro do Ouro, Cabanha Santa Camila, Estância Santa Prenda, Fazenda Santa Tereza e Fazenda João de Barro.

Confira abaixo, ou clicando AQUI, o Informativo da PAC 2019/2020 com as informações completas desta pesagempesagem.

Deixe uma resposta

Fechar