PampaPlus tem recorde em avaliação de sobreanos

Após o fim do prazo de avaliações de sobreano, o Programa Oficial de Avaliação Genética da Associação Brasileira Hereford e Braford (ABHB), PampaPlus superou o número de avaliações enviadas em 2021, registrando mais de oito mil animais avaliados entre fêmeas e machos.

A Coordenadora do Programa pela ABHB e Superintendente do Registro Genealógico, Natacha Lüttjohann destacou que anualmente novos animais são incorporados ao programa e que este ano superou em 18% o ano de 2021 em número de avaliação de sobreano. “Este aumento mostra a importância do nosso programa dentro da porteira. Ficamos muito felizes com o resultado e agradecemos a todos os criadores que acreditam e confiam no programa”, destacou.

O chefe de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Pecuária Sul, Dr. Fernando Cardoso, destacou a parceria entre a ABHB e a Embrapa no oferecimento do PampaPlus, programa que atende de forma ampla os criadores de Hereford e Braford. “Esse aumento consolida o reconhecimento dos criadores da importância de ter avaliações genéticas completas. Hoje em dia não tem como qualificar e ter consistência de inserção no mercado sem uma boa avaliação genética do rebanho. Acredito que é isso que os criadores estão reconhecendo e cada vez mais aderindo e participando do PampaPlus”, pontuou.

A avaliação de sobreano ou também conhecida como pós desmame é a segunda etapa de avaliação do PampaPlus que, junto com a primeira etapa, a desmama e as análises de parentesco, são gerados os valores genéticos para cada característica, indicando assim ao criador quais as vantagens obtidas em usar determinado reprodutor ou matriz.

Assim é possível avaliar o rebanho e conhecer o tamanho do plantel que estará disponível ao produtor no semestre seguinte.

É possível consultar os animais avaliados através do Sumário Hereford e Braford online disponível na plataforma pampaplusnet.

 

 

 

Foto: Gustavo Rafael/ Ana Virgínia Guterres

Texto: Lauren Brasil

Ascom ABHB

Deixe um comentário

Fechar