XV Jornada NESPro aborda o papel das raças e dos cruzamentos na produção de carne

A fim de trazer além de informação, muito conhecimento, a XV Jornada NESPro, realizada pelo Núcleo de Estudos em Sistemas de Produção de Bovinos de Corte e Cadeia Produtiva (NESPro) com o apoio da Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB), aconteceu nos dias 1º e 2 de outubro. Com uma programação totalmente online, o evento integrou a grade de atividades da Expointer Digital, transmitida diretamente do Parque de Exposições Assis Brasil, e contou com palestrantes renomados no Brasil e no mundo.

Foram dois dias de informações técnicas, debates e projeções de mercado. Na tarde do primeiro, o presidente do Conselho Deliberativo Técnico da ABHB, Aldo José Tavares dos Santos, participou do painel “Papel das raças e dos cruzamentos na produção de carne”. Junto com Santos, o gerente de fomento da Angus, Mateus Pivato e o professor na FZEA/USP, José Bento Ferraz.

O dirigente da ABHB pautou algumas ações da entidade, elementos sobre a genética HB, melhoramento genético, Prova de Avaliação a Campo (PAC) e qualidade da Carne Certificada Hereford. “As ações da nossa Associação vêm sendo trabalhadas há muitos anos. Estamos sempre em busca de atender as necessidades de mercado com uma carne de qualidade e a manutenção de melhoramento genético das nossas raças para uma genética superior”, explicou Santos.

Na ocasião o dirigente defendeu a importância de elaborar planejamentos para se obter sucesso no cruzamento entre raças zebuínas e taurinas. “Não existe mágica, existe planejamento. Existe uma competência em organizar os trabalhos para se ter sucesso na atividade e, consequentemente, os cruzamentos devem ser bem planejados e estudados para obter-se resultados positivos”, completou.

Promovido pelo NESPro/UFRGS, a Revista do Criador AG e Federação Brasileira das Associações de Criadores de Animais de Raça (Febrac), o encontro virtual buscou reunir pecuaristas, famílias, estudantes e pesquisadores, para discutir assuntos sobre a bovinocultura de corte. A transmissão completa pode ser acessa clicando AQUI.

Texto: Dhésika Vidikin

Ascom ABHB

Deixe um comentário

Fechar