vi Curso de Melhoramento Pampaplus Mostra as Inovações que Estão Sendo Utilizadas

Começou na manhã de hoje, o VI Curso Internacional de Melhoramento de Bovinos de Corte PampaPlus, promovido pela Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB), em parceria com a Embrapa, Geneplus e Núcleo de Estudos de Produção de Bovinos de Corte e Cadeia Produtiva (NESPRO ? UFRGS), com o auditório da Embrapa Pecuária Sul de Bagé, lotado.
Cumprindo a missão de apresentar temas atualizados em relação às novas tecnologias disponíveis para o incremento da produtividade, a programação deste ano inclui apresentações técnicas com renomados palestrantes da área de melhoramento genético de bovinos de corte do Brasil e exterior, além de aulas práticas através de exemplares das raças Hereford e Braford.

A abertura ocorreu às 8h, com o chefe da Embrapa Pecuária Sul, Alexandre Varella, o Presidente da Associação Brasileira de Hereford e Braford, Fernando Lopa e o coordenador do Nespro/Ufrgs, Dr. Júlio Barcellos.
De acordo com o presidente da ABHB, Fernando Lopa, o PampaPlus possibilita a formação de banco de dados adequado a análises genéticas, nas quais o produtor pode manuseá-lo e comparar seus animais com a média geral da raça e sob os mais variados índices desejados por ele. Neste sentido, o curso cumpre uma função estratégica para familiarizar os criadores no entendimento dos conceitos de seleção e a aplicação dos resultados oriundos das avaliações genéticas. ?É para desmistificar o assunto que a entidade promove anualmente um curso com foco na área de melhoramento genético animal, onde pesquisadores e técnicos convidados apresentam o que há de mais novo em termos de pesquisas e biotecnologias?”, explica.

Na manhã de quinta-feira, 20 de março, abrindo o curso,o primeiro palestrante, Zootecnista, PHD, da Embrapa Gado de Corte, Luiz Otávio Campos da Silva, explanou sobre a contribuição do melhoramento genético no aumento da produtividade e qualidade da pecuária de corte brasileira.
Já o Médico Veterinário, PHD da Universidade de São Paulo, Pietro Sampaio Baruselli contemplou os participantes com uma palestra sobre biotecnias reprodutivas no suporte ao melhoramento genético, onde explicou sobre a multiplicação em grande escala dos animais com melhor padrão genético. ?Com a melhoria da pesquisa em genética e novos conceitos, estamos adequando e otimizando os programas, com menos intervalos entre as gestações, assim gerando mais e trazendo vantagens para os criadores. Todas as raças estão sendo contempladas, a Hereford e Braford são ótimas para este tipo de trabalho, os bezerros nascem com alta qualidade genética?, destaca.

O médico veterinário da USP também ressalta que com o período seria diminuído e então os animais em breve teriam crias com alto padrão genético. ?Com esta nova tecnologia a ideia é reduzir o período de 280 dias para 85 dias para as matrizes reemprenharem e então nascendo mais bezerros?, salientou.
Na terceira palestra foi abordado o tema: Mercado de Touros, o que é respondido pelo mercado, explanada pelo médico veterinário, PHD da NEspro/UFRGS, Júlio Barcellos.

Segundo o palestrante, o cliente e o criador se conhecendo é mais fácil a venda e aceitação do mercado. ?Os touros tem que ter uma boa base genética, assim valem cada vez mais. Há pesquisas que ressaltam que os animais com mais perímetro escrotal acima de 35 cm são vendidos até R$ 70 reais a mais por centímetro?, explica.
Barcellos também acrescenta que os criadores devem estar atentos aos pequenos nichos de mercado. ?Hoje os clientes são diferenciados, há mais segmentos compradores. Os criadores devem conhecer seus clientes e então ver o que cada um busca?, destaca o palestrante.
Em 2013 as Raças Hereford e Braford obtiveram as maiores médias de vendas de touros, conta o médico veterinário. ?Os criadores vendem o que o cliente deseja, touros com boa apresentação ainda são os mais vendidos, os compradores procuram por Touros gordos?, informa Júlio Barcellos.
O palestrante também explanou sobre o uso da termografia para a produção de touros mais resistentes. ?O que o mercado busca é alta eficiência com qualidade, ou seja, o animal que se adaptar mais a todos os climas e ser mais resistente, são os animais desejados. O que estudamos com o termógrafo é este aspecto, climas adversos e resistÊncia animal é este o objetivo, incentivar a criação em todos os lugares, com diversos ambientes?, encerra o PHD da Nespro/UFRGS.

Os participantes também tiveram a oportunidade de conhecer os avanços da genômica, os métodos de seleção, os cruzamentos em gado de corte além dos avanços e perspectivas nos programas de avaliação genética, aplicados a pecuária de corte.
Na sexta-feira os trabalhos voltados a novas tecnologias, avanços nas pesquisas do projeto PampaPlus, como implantar o programa na Fazenda, demonstração de parâmetros e qualidade genética das raças Hereford e Braford.
Sábado, os participantes tem a avaliação visual em programas de avaliação genética e prática zootécnica e funcional, divididos em públicos.

Confira os palestrantes:
Dr. Luiz Otávio Campos da Silva, D.Sc. (Embrapa Gado de Corte/Geneplus)
Drª. Thais Pires Lopa (Coordenadora Técnica de Melhoramento da ABHB e faz parte da Equipe PampaPlus/ABHB)
Dr. Fernando Flores Cardoso, Ph.D. (Embrapa Pecuária Sul – Equipe Pampaplus)
Dr. Bruno Teixeira (Bolsista CNPQ/Embrapa Pecuária Sul)
Dr. Joal José Brazzale Leal, M. Sc. (Embrapa Pecuária Sul – Equipe Pampaplus)
Dr. Gustavo Isaacsson, M.Sc. (Inspetor Técnico credenciado ABHB)
Dr. Roberto Augusto de Almeida Torres Jr., Ph.D. (Embrapa Gado de Corte/Geneplus)
Dr. Sílvio Renato Oliveira Menegassi, M.Sc.
Dr. Marcos Jun-Iti Yokoo, Ph.D. (Embrapa Pecuária Sul – Equipe Pampaplus)
Dr. Pietro Sampaio Baruselli, Ph.D. (Dep. de Reprodução Animal da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo – FMVZ/USP)
Drª. Lucia Galvão de Albuquerque, Ph.D. (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho)
Dr. Rodolfo Juan Carlos Cantet, D.Sc. (Universidade de Buenos Aires ? UBA)
Dr. William Koury Filho, D.Sc. (Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores – ANCP)
Dr. Gilberto R. O. Menezes, D.Sc. (Embrapa Gado de Corte – Geneplus)
Dr. Ignácio Aguilar, Ph.D. ( Instituto Nacional de Investigación Agropecuaria ? Uruguai)
Dr. Júlio Barcellos, Phd (Nespro ? UFRGS)

Deixe um comentário

Fechar