Trabalho agregador da ABHB impulsiona raças Hereford e Braford no Brasil Central

Delegação da ABHB em frente ao Geneplus, na Embrapa. Foto: Divulgação
Delegação da ABHB em frente ao Geneplus, na Embrapa. Foto: Divulgação

“Preparada e engajada para dar suporte aos criadores e possíveis investidores neste momento de grande expansão das raças Hereford e Braford no Brasil Central”. A afirmação, da gerente de Marketing da Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB), Jaqueline Teixeira, resume a participação exitosa da Entidade na realização e promoção da primeira Feira de Reprodutores & Genética MS, realizada entre os dias 8 e 13 de setembro em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul.

Com a participação de diversos expositores e eventos direcionados para toda a cadeia produtiva da carne, a Feira buscou promover a utilização da genética de forma prática na pecuária do Brasil, do melhoramento dos animais e consequentemente no produto final, a carne. A delegação da ABHB foi composta também pela Coordenadora de Melhoramento Genético da ABHB e da equipe do PampaPlus, Thais Pires Lopa, a gerente e o supervisor do Programa Carne Pampa, Fabiana Freitas e Raoni Gonçalves, respectivamente, e o Diretor de Marketing Miguel Augusto Barbara.

O grupo foi responsável pelo apoio direto aos sócios criadores Otto Alves, da Cabanha São Bento, Eduardo Soares, da Estância Carcávio, bem como a Estância da Ponta, na realização, no último dia 10, do remate Braford Centro Oeste, quando foi ofertado 19 reprodutores da raça Braford. O remate, comandado pelo martelo de Fábio Crespo, foi pista limpa com muitos criadores interessados neste investimento. Os animais atingiram a média superior de R$ 10.500,00.

“Fui várias vezes consultada por alguns criadores interessados nos animais do leilão para dar orientação quanto aos dados genéticos presentes no catálogo de venda e no momento da venda, onde os animais dupla marca foram bastante disputados. Foi marcante a importância dada a essas informações no momento da escolha dos animais”, comentou a Coordenadora de Melhoramento Genético da ABHB e da equipe do PampaPlus, Thais Pires Lopa.

Na ocasião, os presentes puderam degustar a Carne Certificada Hereford, deixando todos muito impressionados com a macies e o sabor do produto. Os criadores participantes do Leilão também tiveram espaço e falaram com propriedade sobre as raças, suas qualidades e diferenciais e o quanto estas contribuem para uma pecuária rentável garantindo uma genética de alta qualidade. “Uma grande vitrine para nós. Nos possibilitou atender muitos criadores, explanar nossas formas de trabalho, deixando uma excelente impressão da Entidade”, pontuou Jaqueline Teixeira.

Atividades

A feira aconteceu entre os dias 8 e 13 de setembro em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul.
A feira aconteceu entre os dias 8 e 13 de setembro em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul.

Também no dia 10, pela manhã, foram ministradas duas palestras. A primeira comandada pelo nosso convidado Dr. Marcos Yokko, da Embrapa Pecuária Sul e da equipe do PampaPlus, falando sobre o programa de melhoramento genético PampaPlus. Prestigiada por um grande número de pessoas, incluindo alunos de zootecnia e medicina veterinária das faculdades da região, a segunda palestra versou sobre Cruzamento Industrial e foi ministrada pelo inspetor técnico da ABHB, Walvonvitis Baes Rodrigues, que atua na região do Mato Grosso do Sul.

A Feira foi uma grande oportunidade de divulgação do trabalho feito pela ABHB nas demais regiões. “Participamos de diversos programas no Canal do Boi, com o jornalista Daniel de Paula, divulgando o programa carne pampa e a tabela de fomento que começa a veicular nas plantas do Marfrig no Brasil Central a partir de outubro deste ano”, comemorou Jaqueline.

Visitas externas

A comitiva gaúcha teve a oportunidade de visitar a sede da Embrapa, conhecer suas instalações e a sala do GENEPLUS, um serviço especializado em melhoramento animal e colocado à disposição dos criadores pela Embrapa Gado de Corte. Guiados pelo pesquisador Roberto Augusto de Almeida Torres Junior, chefe-ajunto de pesquisas da Embrapa Gado de Corte, conheceram o confinamento com algumas matrizes Braford e outras oriundas de cruzamento.

O sócio criador Otto Alves, da Cabanha São Bento, acompanhado de Eduardo Soares, da Estância Carcávio, também visitou uma propriedade e pode acompanhar animais frutos de reprodutores Braford da própria Estância Carcávio comprados no Rio Grande do Sul em outra ocasião, animais em excelente estado de acabamento e perfeitamente adaptados.

“Definitivamente Hereford e Braford não são raças da moda. Estamos falando de uma genética de qualidade que rende resultados e que cada vez mais está sendo procurada por sua competência de produção e rendimento”, pontuou Jaqueline Teixeira, que completou: “Não queremos ocupar o espaço de ninguém, estamos buscando ocupar o espaço que é nosso na pecuária. O Brasil tem muito ainda para produzir, um rebanho expressivo e porque não contagiar a todos com a #ondacarabranca. Não restam dúvidas que o momento é nosso”.

Por Tatiana Feldens reg.prof 13.654

Ascom ABHB

Deixe um comentário

Fechar