Raças Hereford e Braford marcam presença na Prova da CRV Lagoa

Com um método de avaliação semelhante ao Teste de Eficiência Alimentar (TEA), realizado pela Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB) em parceria com a Embrapa Pecuária Sul, a Prova de Eficiência Alimentar da CRV Lagoa contará com 60 reprodutores das raças Hereford e Braford. A prova é realizada no moderno Centro de Performance (CP) da CRV, localizado em Sertãozinho (SP), e deve ter início no dia 20 de fevereiro, quarta-feira, com a chegada dos animais. O ano de 2019 marca a estreia da raça Hereford na Prova, enquanto a raça Braford chega a sua quarta participação.

Após a recepção, os reprodutores passam por um período de 28 dias de adaptação, para eliminar o chamado ‘’efeito fazenda’’, onde o animal alimentava-se a campo, e dar início ao processo de confinamento. Ao fim deste período, são iniciadas as avaliações de desempenho que se estendem por mais 56 dias, o ciclo é encerrado com o leilão de todos os participantes após a divulgação dos vencedores de cada raça.

Em nome do Conselho Deliberativo Técnico (CDT) da Associação, o seu presidente, Aldo Tavares, afirma que é um momento de muita alegria e satisfação pela acolhida dos criadores em participar da Prova. ‘’É uma prova de suma importância e a CRV conta com a tecnologia e os profissionais para avaliar e selecionar os melhores. Serão 60 animais que irão comprovar todas as qualidades das raças dentro de um centro que é referência internacional’’, destaca. Tavares ainda evidencia a mudança na idade de entrada dos animais na prova, que antes chegavam ao CP CRV Lagoa ainda terneiros. ‘’Com os reprodutores entrando já em sobreano o produtor que adquiri-los ao final da Prova terá um retorno muito mais rápido, pois os animais já saem de lá prontos para o serviço’’, explica.

Para Felipe Azambuja, Gerente de Operações da ABHB, a Prova serve como uma vitrine para os criadores, que além de abrirem espaço para novos parceiros comerciais, também têm retorno para o desempenho de sua propriedade. ‘’Devido ao período e à idade que os reprodutores serão submetidos aos testes, o produtor já consegue avaliar a qualidade da genética de seu estabelecimento, isso porque os animais chegarão ao CP tendo realizado as avaliações de desmame e de sobreano dos seus respectivos programas de melhoramento genético’’, aponta.

Quem também assinala a Prova como uma importante oportunidade de negócios é Jacques Leston, presidente do Núcleo Fronteira Sul de Hereford e Braford (NFSHB) e um dos criadores que enviará animais à Prova. Leston conta que a ideia de participar da Prova surgiu durante a 87ª Exposição de Santa Vitória do Palmar (RS), quando, na oportunidade, recebeu o convite da equipe da CRV Lagoa que visitava o evento. ‘’Nos comprometemos em levar um número significativo de animais para o teste, isso porque vamos conseguir dar mais visibilidade para a raça Hereford em outras regiões do país e dessa forma abrir novos mercados, principalmente no Centro-Oeste’’, avalia. O NFSHB destaca-se por encaminhar 15 exemplares da raça Hereford, o que representa a metade do número de participantes nesta categoria, oriundos de cinco propriedades diferentes da região.

De acordo com Cesar Franzon, Gerente de Inovação e Rebanho e responsável pela Prova, esta edição conta com o melhor das raças. ‘’Conseguimos reunir muita qualidade porque os criadores estão em busca de novos mercados, por isso nos enviam a nata de sua produção, assim conseguimos avaliar e selecionar aqui dentro os melhores animais para também servirem à nossa bateria de produtos’’, revela.

Na imagem abaixo você confere todos os estabelecimentos que participarão da edição 2019 da Prova de Eficiência Alimentar da CRV Lagoa:

 

Texto: ASCOM ABHB

Deixe uma resposta

Fechar