O Programa Oficial de Avaliação Genética da Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB) – PampaPlus, lançou na última quinta-feira, 30 de novembro, durante o 11º Curso de Melhoramento Genético PampaPlus, o prêmio Destaque Criador PampaPlus Hereford e Braford.
A premiação busca destacar os selecionadores que utilizam de forma efetiva as avaliações genéticas do PampaPlus. “O objetivo de criar a premiação é premiar aqueles criadores que utilizam realmente a ferramenta como ela é recomendada”, explica o chefe geral da Embrapa Pecuária Sul, Fernando Cardoso.
Conforme Cardoso, o prêmio foi desenvolvido com base em diversos critérios eliminatórios, como o criador não ter seu rebanho avaliado no Pampaplus nas últimas 5 safras (desmama e sobreano) e não ter o número mínimo médio de animais avaliados em cada safra.
Após cumprir esta premissa o selecionador começa a contar pontos dentro dos critérios de pontuação, onde foram observados o mérito genético médio atual do rebanho (IQGm); a relação das Tendências Genéticas do plantel (TgenIQG); o uso do PampaPlus para escolher e usar reprodutores nacionais superiores (mIQGtPP); o percentual de animais avaliados a desmama em relação ao número de avaliados ao sobreano e o uso das avaliações de carcaça por Ultrassonografia (perAvalUS).
A Coordenadora do Programa pela ABHB, Natacha Lüttjohann, destaque que, após a análise apurada do desempenho de cada criador, será disponibilizado aos criadores que pontuaram a sua classificação geral e média dentro de cada critério. “A informação é enviada de forma individual para que cada criador possa visualizar seu desempenho de forma objetiva em cada ponto desta importante premiação”.
Premiação 2023
O prêmio, dividido por raça, contou este ano com 4 criatórios que pontuaram na raça Hereford e 15 na Braford. Os vencedores foram definidos a partir de critérios eliminatórios e de pontuação.
Na raça Hereford, a premiação foi concedida a propriedade Das Marias Agropecuária, de Aceguá (RS), enquanto no Braford a distinção ficou com a Agropecuária Sereno, de Santa Maria (RS).
Texto e Fotos: Bianca Vaz
Ascom ABHB