“O grande mérito é reunir e confraternizar”, afirma equipe vencedora do Chef Certificado Hereford: A Peleia

Equipe vencedora do Chef Certificado Hereford: A Peleia

Um bom churrasco sempre traz momentos de aproximação e união. Em meio a fumaça, lenha, brasa e muita carne, estava também o sorriso estampado no rosto de oito equipes amadoras que, lado a lado, confraternizavam em uma competição pra lá de especial. Estamos falando da primeira edição do Chef Certificado Hereford, uma “peleia” culinária que reuniu todo o sabor da carne Best Beef Hereford.

O evento realizado na quarta-feira, dia 23 de maio, a noite, integrou a programação da Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB) durante a Nacional HB 2019, em Uruguaiana (RS), e tinha como objetivo proporcionar a integração entre criadores, parceiros e apreciadores das raças que mais crescem no Brasil.

Foram mais de três horas de competição, reunindo 24 participantes divididos em trios. Com materiais necessários para um bom assado como churrasqueiras, lenha, carvão, legumes e outros acompanhamentos, eles tinham a grande missão de preparar um prato que conquistasse o paladar criterioso de quatro jurados.

Os competidores receberam cortes certificados de vazio, maminha e prime rib, do Frigorífico Silva e para compor o prato de apresentação, cada equipe também tinha direito de escolher até três ingredientes de acompanhamento, que foram oferecidos pelo Mercado Galo.

Foi uma disputa acirrada, dificultando a escolher o melhor assado. A comissão levou em consideração quatro principais critérios para a avaliação: apresentação, sabor, textura da carne e maciez. A Chef de cozinha, churrasqueira e idealizadora do festival Divas do Fogo, Michele Landgraff, destacou o comprometimento das equipes. “O evento ficou sensacional. Achei muito legal a interação das pessoas e a dedicação das equipes. A carne estava fantástica, sempre de primeiríssima qualidade”, disse ela.

Jurados da competição

O Açougueiro e Churrasqueiro, Neto Leal, também era só elogios para os pratos. “Foi muito difícil julgar cada equipe e realmente quem ganhou foi o que apresentou os melhores pratos”, afirmou. Leal destacou ainda a qualidade da carne. “O padrão de carne estava excepcional, onde todos os participantes tiveram facilidade em trabalhar com os cortes”.

 

Completando o time de jurados, além de Michele e Leal, estavam também o Coordenador de Pecuária de Corte do SEBRAE e especialista em mercado da carne, Roberto Grecellé e a Diretora de marketing da ABHB, Celina Maciel.

Após a apresentação e a avaliação dos três cortes, a “peleia” foi definida. E a equipe que mais agradou o paladar dos jurados foi a número três, nomeada como “Equipe Buscapé”. Integrado pelo sócio e criador Paulo Azambuja, o Inspetor Técnico credenciado pela ABHB, Gustavo Isaacson e o Pesquisador da Embrapa Pecuária Sul, Dr. Joal Brazzale Leal, o grupo totalizou 416 pontos.

“Na verdade o grande mérito dessa iniciativa da Associação é reunir e confraternizar. Tive a oportunidade de conviver em equipe com amigos. Foi um ambiente diferente, atrás de uma churrasqueira e não como normalmente estamos que é no campo ou dentro de uma mangueira. Fiquei muito feliz com a realização desse evento”, afirmou um dos integrantes da equipe, Paulo Azambuja.

Em segundo lugar, com 410 pontos, ficou para a equipe número sete, com o nome de “Santa Camila”, seguido da equipe dois, nomeada como “Agropecuária Cimarron”, que totalizou 408 pontos.

Momentos de confraternização: A peleia que une

Mas nem só de “Peleia” se fez o evento. Quem circulou durante a atividade, ficou inebriado pela beleza do cenário e o clima que se formou no ambiente. A música ao vivo que, colaborou ainda mais com o enlace do cenário, ficou no comando de Luizinho Silveira, Nica Santos e Léa Cassandra.

“A noite foi um sucesso. Um momento de confraternização de integração e disputa, é claro. Mas o importante é ver a descontração da pessoas, esta amizade, estes convívios. Sem dúvidas nenhuma teremos outras edições”, afirmou o Presidente da ABHB, Luciano Dornelles.

O dirigente destacou ainda o interesse que novos parceiros demostraram no evento. “Isso nos mostra que estamos no caminho correto. Essa noite em questão de simplicidade, de amizade foi impecável. Isso é o importante a harmonia dos nossos sócios, parceiros e amigos”, declarou.

Para a Gerente do Programa Carne Pampa, Fabiana Freitas, uma das organizadoras, o evento resumiu-se em uma palavra: união. “Ações assim valorizam o nosso produtor, a nossa carne e, principalmente forma uma união entre todos nós. Foi um momento incrível”, completou.

Foram mais de 250 pessoas que passaram pelas dependências do Parque de Exposições Agrícola e Pastoril. Nosso agradecimento especial aos jurados e participantes que aceitaram entrar nesta brincadeira e proporcionar uma excelente noite para todos nós.

Texto: Dhésika Vidikin, reg. prof. 19.647

Fotos: Everton Souza/La Rural Fotografia

Ascom ABHB

Deixe uma resposta

Fechar