Nacional HB 2019 marca a estreia da Exposição Nacional do Terneiro (a)

A maior mostra de animais Hereford e Braford do Brasil, reunindo em pista o que há de melhor da genética das duas raças, já tem data marcada. A Exposição Nacional HB acontece neste ano entre os dias 19 e 24 de maio, no Parque de Exposições Agrícola e Pastoril, em Uruguaiana (RS).

Realizada pela Associação Brasileira de Hereford e Braford com o apoio do Núcleo Fronteira Oeste de Hereford e Braford (NFOHB) e Sindicato Rural de Uruguaiana, a mostra atrai produtores, investidores, pesquisadores, estudantes e técnicos nacionais e internacionais.

Com uma vasta programação que vai desde remates, cursos técnicos, palestras, julgamento de animais e eventos gastronômicos, a exposição conta este ano com mais uma novidade: a 1ª Exposição Nacional do Terneiro (a) HB nas modalidades de Argola e Rústicos, nas categorias machos e fêmeas.

“Esse campeonato tem um brilho especial, pois visa incentivar e ampliar a competitividade entre os criatórios, além de aumentar a pressão de seleção, como também um grande reflexo na criação desses terneiros e na vida competitiva dos mesmos. Então vamos ter animais com melhor desenvolvimento, gerando resultados para o futuro com bons touros”, garante o presidente do Conselho Deliberativo Técnico (CDT), Aldo Tavares dos Santos.

A inclusão dessa categoria no calendário de competições é fruto de um acordo entre o Conselho Deliberativo Técnico (CDT) e a Diretoria da ABHB. Outra grande novidade é a inclusão do julgamento individual na modalidade rústicos. A categoria favorece o criador que, eventualmente possa ter um animal que não esteja apto a participar da feira, sem prejudicar a participação dos demais animais do lote. Essa alteração tem por finalidade favorecer e estimular criadores a levarem bons animais que, por ventura, não façam parte de um trio.

Texto: Dhésika Vidikin

Deixe uma resposta

Fechar