MAPA aprova alterações no Regulamento do Registro Genealógico Braford

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) aprovou no último dia 25 de maio, as alterações no Regulamento do Registro Genealógico da Raça Braford da Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB).

Conforme aprovação, uma das mudanças é que a partir de agora para a transferência de animal com registro definitivo não será mais obrigatório o envio do certificado original para a ABHB. Também foi retirada a obrigatoriedade da tatuagem na orelha esquerda, podendo ser na orelha de escolha do criador, sendo que na orelha inversa deve conter o código de rebanho tatuado obrigatoriamente.

Outra importante modificação no regulamento é que o produto obtido pela técnica de Transferência de Embriões e Fertilização in Vitro, deverá ter a sigla TE ou FIV, precedendo o número da tatuagem e, o nome do animal ficará conforme enviado no comunicado de nascimento. Todas as atualizações já entraram em vigor no mesmo dia da aprovação.

“Todas essas alterações foram demandas solicitadas pelos criadores e levadas até o Conselho Deliberativo Técnico, as mesmas são muito importantes pois, facilitam o processo para os criadores e melhoram a eficiência do setor de registros”, destacou Natacha Lüttjohann, Superintende do setor.

A ABHB é a única certificadora dos reprodutores e matrizes Braford no Brasil, credenciada no MAPA pela portaria N° 587, de 05 de junho de 2003 e registrada no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) para a realização do serviço de bovinos da raça. Confira o regulamento completo clicando aqui.

 

 

Texto: Lauren Brasil

Ascom ABHB

Deixe um comentário

Fechar