Com os termômetros marcando 0°C, a manhã desta segunda-feira (30) foi de muito trabalho nos campos da Embrapa Pecuária Sul, em Bagé (RS) onde aconteceu mais uma pesagem de acompanhamento da Prova de Eficiência Alimentar (PEA) de reprodutores Hereford e Braford. Faltando menos de 15 dias para o encerramento da fase alimentar da prova, restam agora apenas mais duas pesagens antes da conclusão. Além, da coleta dos dados de peso dos animais, também foi realizada a coleta de material biológico para a genotipagem dos reprodutores.
Após o fim do período alimentar, a prova segue com outras etapas igualmente importantes: avaliação zootécnica, exame andrológico e avaliação de carcaça, que juntos compõem o índice final de desempenho dos animais.
Felipe Medeiros, gerente de operações da Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB), reforça a importância da iniciativa “Seguimos com nossa Prova de Eficiência Alimentar (PEA) de reprodutores Hereford e Braford, um trabalho técnico e contínuo que busca identificar animais superiores em conversão alimentar, uma ferramenta essencial para o avanço genético e produtivo da pecuária”.
A Prova de Eficiência Alimentar se consolida como uma importante ferramenta de seleção, capaz de apontar com precisão os reprodutores com melhor desempenho em conversão alimentar, contribuindo diretamente para a sustentabilidade e a produtividade da pecuária nacional.