Estância Tamanca marca presença mais uma vez na final do Freio de Ouro

Pelo quarto ano consecutivo, a Estância Tamanca embelezou a disputa final do Freio de Ouro, prova da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC). A prova, realizada no primeiro final de semana da 42ª Expointer, aconteceu neste ano nos dias 25 e 26 de agosto.  Nesta edição, conforme Ricardo Sperotto Terra, um dos proprietários do criatório localizado em Santa Vitória do Palmar, foram 400 exemplares participantes do Freio, realizado no Parque Estadual de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS).

A atividade é de grande importância para a raça de cavalos crioulos e marcou presença mais uma vez com a raça Hereford. “Acredito que a nossa participação é bem importante na prova, não só como Estância Tamanca, mas também para a nossa raça Hereford”, explica Terra. Ele comenda ainda sobre a opção dos organizadores pela raça. “Nós já temos uma parceria com a ABCCC, e o Hereford é um gado que o pessoal gosta de correr, é mais manso e tem uma estrutura forte”.

Considerada a maior competição de cavalos crioulos do país, o evento contou com 49 fêmeas e 48 machos selecionados, dos quais 28 passaram para a fase final, que consagrou dois campões.

Santa Alice Nublado II foi o macho vencedor do Freio de Ouro 2019, com o ginete Fernando Andrighetti. Já na categoria de fêmeas foi a Campana Vicuña, com o ginete Fábio da Silveira. Mais de 20 pessoas acompanharam as provas que definiram os campeões. Eles foram avaliados em quesitos como inteligência, temperamento e resistência.

Fotos: Ana Virginia/Ascom ABHB e Fagner Almeida

Texto: Dhésika Vidikin, reg. prof. 19.647

Ascom ABHB

Deixe uma resposta

Fechar