Conheça os vencedores da Prova de Avaliação a Campo HB 2014/2015

Pioneira em provas de ganho de peso no Brasil, a Prova de Avaliação a Campo (PAC) chega ao fim da sua 11º edição da raça Hereford e 20º da raça Braford, apresentando reprodutores dos mais respeitados criatórios de Hereford e Braford do país, avaliados sob o mesmo manejo e condições ambientais.

DSC05331Após sete meses de pesagens alternadas em 28 dias, a Prova de Avaliação a Campo (PAC) 2014/2015 contou com a participação de 18 touros Hereford e 20 Braford de 15 criatórios. Os números das pesagens refletem o período compreendido entre 20 de agosto de 2014, data da primeira pesagem, ao dia 19 de fevereiro, data da última pesagem. A prova é uma realização da Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB) em parceria com a Embrapa Pecuária Sul, de Bagé (RS).

No Hereford a prova contou com a participação da Estância Guatambu, Estância Tamanca, Fazenda Irapuá, Fazenda Santa Tereza, Estância do Bolso, Fazenda São Manoel e Cabanha Aceguá. No Braford, participaram a Estância Guatambu, Agropecuária Sereno, Estância Rio Negro, Estância Luz de São João, Estância Retiro do Ouro, Estância Silêncio, Estância Santa Ana, Fazenda Irapuá, Cabanha Aceguá, Fazenda São Manoel e Pitangueira.

DSC_0501
Touro vencedor com a tatuagem M1063, da Estância Guatambu.

O vencedor da prova entre os animais da raça Hereford foi o touro com a tatuagem M1063, da Estância Guatambu, de Valter José Potter, município de Dom Pedrito. De acordo com Valter, este tipo de avaliação é considerada de alto nível, pois é realizada pela ABHB em parceria com a Embrapa Pecuária Sul, entidades respeitadas em todo o Brasil o que proporciona um respaldo técnico. “A Prova envolve vários criatórios, onde utilizam sistemas de produção distintos e, durante a PAC, é possível realizar um comparativo dos animais a campo. A Guatambu fica honrada de, mais uma vez, consagrar-se campeã, pois este é o reflexo de um trabalho que vem sendo realizado à campo e a seleção genética que vem sendo realizada com ênfase no alto desempenho” destaca o vencedor.

DSC_0559
Na raça Braford, o vitorioso foi o touro 3528, da Estância Luz de São João.

Já entre os participantes da raça Braford, o vitorioso foi o touro 3528, da Estância Luz de São João, de Celso Jaloto Ávila Júnior, localizada em São Gabriel. Como criador e selecionador de genética, Jaloto conta que participa da Prova desde quando começou a ser realizada na Embrapa, em Bagé, e Inicialmente participou com touros da raça Hereford e, posteriormente, com touros da raça Braford, na qual conquistou o 6º, 3º lugar e, nesta edição, consagrou-se campeão. “Acredito que os touros melhor classificados realmente são animais melhoradores, pois se destacam sob os mesmos critérios de avaliação nesta prova que é completa. Uso touros que se destacaram sua criação, o criador explica que utiliza três itens para selecionar touros que participam desta Prova: informações do PampaPlus, avaliação prévia dos animais entre os meses de maio e agosto e a genética do animal.

O grande destaque da Prova foi da Estância Guatambu, de Valter José Potter, na qual obteve a conquista do 1º, 2° e 3° lugar no Hereford e 2° e 3° lugar na raça Braford. Acompanhe a seguir todos os vencedores.

braford jpg hereford jpg

O Coordenador do PAC/Embrapa/ABHB Roberto S. Collares afirma que os reprodutores da raça Hereford e Braford, selecionados para participarem no Programa de Avaliação a Campo tiveram excelentes resultados, não só pelo ganho de peso, mas pelo desempenho geral, indicadores estes, avaliados em moderna metodologia definida pela pesquisa, que considera as várias características importantes na definição de um reprodutor, que deverá imprimir em sua progênie.  “Entendemos que o mais importante nesta prova de avaliação é o desenvolvimento e comportamento destes animais Hereford e Braford, em condições de campo, onde irão exercer suas atividades reprodutivas. Este trabalho permite que os criadores de gado de corte, tanto proprietários e/ou clientes, avaliem as respostas
destas raças nas mais diversas condições climáticas, sanitárias e de alimentação a pasto”, frisa o coordenador.

De acordo com o Coordenador de Exposições da ABHB Felipe Azambuja nesta edição a Prova contou com animais nivelados e de grande qualidade. “Chegamos à reta final com a possibilidade de vários touros se consagrarem campeões da etapa, pois são detalhes que decidiram o vencedor”.

O Inspetor Técnico da ABHB Miguel Ferreira comenta que neste ano foi possível encontrar um bom nível técnico, visto que na raça Hereford houve uma heterogeneidade um pouco maior, com animais acima da média, e alguns que não se desenvolveram como o esperado ao longo da prova. Na raça Braford, de acordo com Miguel, observou-se um lote bem mais homogêneo, com vários animais acima da média e poucos que não tiveram o seu desenvolvimento conforme desejado. “Isso é normal, pois os grupos são formados por animais oriundos de diferentes sistemas de produção e berços genéticos. O importante da prova é conseguir identificar os animais vencedores para analisar linhagens e suas contribuições genéticas para que possamos utilizá-los nos nossos rebanhos”, conclui o Inspetor Técnico da ABHB.

Durante seu percurso, os touros foram submetidos ao exame andrológico e ultrassom, com a supervisão do pesquisador da Embrapa Pecuária Sul Marcos Yokoo. A Prova ainda contou com uma avaliação fenotípica dos animais, realizada pelos inspetores técnicos da ABHB Jacques Leston, Miguel Ferreira e Thiago Sommer.

Teste de Consumo Alimentar Residual (CAR) dos touros da PAC

DSC05328Entre as novidades desta edição, após o encerramento da prova irá haver a realização do Teste de Consumo Alimentar Residual (CAR) – devido a uma Emenda Parlamentar implantada pelo Deputado Afonso Hamm (na qual as verbas para este teste foram liberadas) e o Perfil de DNA genotipado, com o objetivo de aumentar a gama de informações. Além disso, os três primeiros colocados da raça Hereford serão submetidos ao Ministério da Agricultura do Quênia para receberem a autorização de exportação de sêmen.

Segundo pesquisador da Embrapa Pecuária Sul Marcos Yokoo,”nesta temporada, pela primeira vez, vamos realizar o teste de consumo alimentar residual (CAR) dos touros da PAC. Para isto, diminuímos a PAC para 183 dias de teste no campo e sem suplementação e conseguimos começar mais cedo este teste no campo para que os animais aproveitem melhor as pastagens de inverno e primavera e tenham um tempo no confinamento para se medir a conversão alimentar e o CAR. Como este é um teste piloto, a medida de CAR não entrará no índice de classificação final, porém os touros serão genotipados e estudos de associação das características com os marcadores do tipo SNP (Polimorfismo de nucleotídeo único ou polimorfismo de nucleotídeo simples (em inglês single nucleotide polymorphism) serão feitos. Além disso, o DNA dos animais serão preservados e os touros melhores colocados terão sêmen coletados para ajudar a provar touros jovens, fazendo parte de uma das ações do nosso projeto denominado PoloGen.”DSC05423

A Prova

A PAC visa identificar reprodutores com maior potencial genético, convertendo-se em uma ferramenta de apoio à seleção, estabelecendo um banco de dados com informações sobre a variabilidade dos parâmetros que compõem o índice produtivo das populações em teste. Para serem admitidos, diante deste contexto, os animais precisam estar entre os 40% melhores na avaliação a desmama nos programas de avaliação genética homologados pela ABHB.

Confira a seguir o resultado final completo:

Deixe um comentário

Fechar