Certificação da Carne Hereford colhe resultados positivos em Santa Catarina

Assinado no final de 2019, o contrato entre a Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB) com o Frigorífico Verdi, de Pouso Redondo (SC), vem colhendo frutos. O contrato visa ampliar a atuação da Carne Certificada Hereford para outros Estados, buscando fomentar ainda mais a cadeia da carne bovina e aumentar a renda dos produtores rurais.

De março até agora, mais de mil animais foram certificados dentro do protocolo estabelecido pela parceria. Para o proprietário do frigorífico, Ariel Verdi, a questão da certificação da Carne Hereford é um negócio positivo para todos os elos. “Bonificamos o gado aqui. Quem vai comprar um terneiro, vai preferir animais que podem ir para a certificação. E para ter o terneiro precisa do touro e isto eleva o preço do touro. Todos só tem a ser beneficiados”, salienta.

Verdi reforça também que os preços dos touros da raça subiram em Santa Catarina se comparado há anos atrás. Com isso, animais certificados estão sendo bastante demandados. “E quem se beneficia mais é o consumidor, que ganha uma carne certificada, uma carne de qualidade, com abate na planta que esteja dentro das conformidades que a associação exige. Somos aqui habilitados a exportar para Chile, Uruguai, Egito, Irã, entre outros, isso dá mais respaldo à qualidade da carne”, ressalta.

Conforme o técnico da ABHB, Maurício Marangoni, responsável pela certificação no frigorífico, produtor, indústria e consumidor evoluem com esta parceria. “Conversando com produtores, eles mencionam que já vinham solicitando um incentivo, pois as raças estão crescendo no Estado. Com esse incentivo, outros produtores migram para a criação das raças Hereford e Braford e acabam fornecendo para nós. Isso agrega valor para a empresa, além de também ser um diferencial, pois o consumidor procura uma carne de qualidade e está bastante exigente”, observa.

O Frigorífico Verdi é um dos mais importantes de Santa Catarina, estrategicamente localizado para atender a região de pecuária de corte daquele Estado, detentor de inspeção federal e moderna estrutura industrial. Além disto, o Estado tem mercados diferenciados para carne de qualidade e essa nova parceria vem ampliando a procura de criadores das raças para a certificação.

Texto: Nestor Tipa Junior/Agroeffective

Ascom ABHB

Deixe um comentário

Fechar