Carne Certificada Hereford é tema de live da CNA

A gerente do Programa Carne Pampa, Fabiana Freitas, participou na tarde de ontem (10) da segunda live da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). A transmissão, realizada ao vivo pelas redes sociais e canal do Youtube da CNA, debateu iniciativas realizadas pelas associações de raças bovinas.

Na ocasião, Fabiana apresentou as raças Hereford e Braford, o Programa Carne Pampa, além do protocolo Carne Certificada Hereford e seus atributos. “Trabalhos com um programa de certificação de carcaça para que cada vez mais a nossa genética se difundida no Brasil. Além disso, o programa não só garante aos produtores uma remuneração diferenciada, mas também entrega ao consumidor final, através do selo de qualidade, uma carne com origem, transparência e clareza dos processos”, afirmou Fabiana.

Criado há 22 anos o Programa Carne Pampa é pioneiro na certificação de carcaças no Brasil e, ao longo destes anos, aprimorou constantemente seus processos de certificação de produtos cárneos, tornando-se referência no setor. Atualmente, mais de três mil produtores participam do programa, que certificou mais de 50 mil animais em 2019.

“É um processo que não volta mais. A carne de qualidade está aí e nós estamos trabalhando seriamente, dentro dos protocolos das associações de raça, para atender esse consumidor que está cada vez mais exigente e informado”, disse ela.

Além de Fabiana, a live contou também com a presença do diretor técnico da Associação Brasileira de Criadores de Devon, Lucas Hax, do coordenador dos Protocolos de Rastreabilidade da CNA, Paulo Vicente Costa, e da assessora técnica da CNA, Danielle Schneider.

Confira a live completa clicando AQUI!

Protocolos de Adesão Voluntária

Cabe à CNA, a gestão dos protocolos de adesão voluntária, que visem embasar a certificação oficial brasileira, sendo necessário que a empresa interessada em fazer menção à raça bovina nos rótulos de seus produtos comerciais tenha protocolo aprovado entre a CNA e a respectiva associação representativa da raça no Brasil.

Atualmente o sistema de protocolos de certificação de raças bovinas desenvolvido pela CNA trabalha com sete raças: Angus, Hereford, Rubia Gallega, Devon, Charolês, Wagyu e Nelore.

Os protocolos indicam as garantias que serão repassadas ao Serviço de Inspeção, que autorizará a menção de Carcaças das raças Hereford e Braford na rotulagem das empresas que cumpram os requisitos constantes nos protocolos.

Texto: Dhésika Vidikin

Deixe uma resposta

Fechar