ABHB inova com exposição de animais participantes da Prova de Avaliação a Campo HB na 42ª Expointer

Aproveitando a grande programação da Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB) na 42ª Expointer, a entidade promoveu, na tarde da última quarta-feira, dia 28 de agosto, uma exposição dos exemplares participantes da Prova de Avaliação a Campo (PAC) 2018/2019. Realizado em parceria com a Embrapa Pecuária Sul, a atividade reuniu dezenas de criadores.

“Ficamos honrados de expor esses animais na Expointer, que é considerada a maior feira agropecuária da América Latina.  Ao assumirmos essa responsabilidade do Conselho Deliberativo Técnico da ABHB, tivemos grandes desafios para fazermos modificações na PAC. Para isso, realizamos reuniões com os produtores e a Embrapa, no qual foram efetuados ajustes de ideias e de melhorias para a prova”, afirmou o presidente do Conselho Deliberativo Técnico da ABHB, Aldo José Tavares dos Santos.

Conforme ele, a prova é uma importante ferramenta para expor o melhor da genética Hereford e Braford de cada criatório. “Atualmente a ABHB dispõe de importantes instrumentos para o melhoramento genético e temos a possibilidade de avaliar desde o nascimento até o produto final. Isso nos dá uma gama de vantagens perante ao mercado muito grande e devemos explorar isso cada vez mais. E essa é a mensagem do Conselho Técnico, vamos produzir até o consumidor, vamos ganhar mercado através das nossas qualidades”, completou o dirigente.

Além da exposição dos exemplares, foram apresentados também os resultados alcançados pelos animais que participaram da prova e do Teste de Eficiência Alimentar (TEA). Durante a apreciação dos índices dos animais, o corpo técnico da entidade e da Embrapa e os jurados da 42ª Expointer, Santiago Bordaberry, na raça Hereford e, Jhonny Guterrez, na raça Braford, fizeram algumas considerações sobre o desempenho dos exemplares e seus números alcançados.

“A Embrapa Pecuária Sul tem essa missão de gerar conhecimento, ciência e tecnologia e a Associação sempre foi entidade ícone neste desafio dessas avaliações. Tenho desafiado a ABHB pela minha vinculação com as raças para utilizarmos esse potencial que a Embrapa oferece aos criadores. Realmente é um prazer muito grande trabalharmos com esses exemplares, trabalharmos com a Associação que é parceria de longa data com a Embrapa onde tem a coragem de expor os seus materiais em análise”, sintetizou o Coordenador da Prova pela Embrapa Pecuária Sul, Dr. Roberto Collares.

A atividade, que busca valorizar ainda mais a genética Hereford e Braford através das provas de desempenho, reuniu ao todo a genética de 12 criatórios gaúchos que participam da mostra com 25 exemplares, divididos entre as raças Hereford e Braford.

 

A Prova de Avaliação a Campo

Realizada anualmente pela Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB) em parceria com o Polo de Excelência Genética para raças Taurinas (PoloGen), da Embrapa Pecuária Sul, a Prova de Avaliação a Campo (PAC) de Reprodutores Hereford e Braford é uma importante ferramenta que a ABHB dispõe com foco no melhoramento genético contínuo das raças.

Com a finalidade de identificar animais superiores em termos de genética para produção de carne em sistema de pastejo, a prova busca comparar, dentro de um mesmo ambiente físico, reprodutores de diferentes criatórios do Brasil.

A última grande novidade implantada pela organização da PAC é o Teste de Eficiência Alimentar que visa medir a eficiência alimentar dos touros participantes da prova. Após o término das avaliações, os animais são deslocados para uma área reservada, com cochos automatizados, que controlam tanto a entrada e saída de cada animal, como o consumo por ele realizado.

Edição: Dhésika Vidikin, reg. prof. 19.647

Ascom ABHB

Deixe um comentário

Fechar