ABHB divulga ganhadoras da primeira edição da Prova de Avaliação Alimentar e Genotipagem

As ganhadoras da primeira edição da Prova de Avaliação Alimentar e Genotipagem das fêmeas das raças Hereford e Braford, foram divulgadas pela Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB) e Embrapa Pecuária Sul, durante reunião online que aconteceu na última segunda-feira, dia 09 de maio.

A iniciativa, que é inédita, tem como objetivo indicar as matrizes candidatas a serem doadoras das raças e visa selecionar e classificar novilhas com auxílio da genômica e da Prova de Avaliação Alimentar. “Uma prova muito importante, pioneira para avaliação alimentar de fêmeas. Mais uma vez a ABHB fazendo frente em pesquisa inovadora em parceria com a Embrapa e atingindo resultados muito importantes não só para as cabanhas participantes, mas também resultados relevantes para ambas as raças” destacou o Gerente de Operações e da Carne Hereford, Felipe Azambuja.

A 1ª edição Hereford consagrou a Estância São Francisco Xavier de José Antônio V. de Castro Galarza, da cidade de Dom Pedrito (RS), com a fêmea de tatuagem 2352, como primeira colocada. A reprodutora destacou-se com classificação elite. Em segundo lugar, ficou a fêmea de tatuagem U040, também classificada como elite, da Cabanha do Bolso, de propriedade de Geraldo Pereira de Souza, de Lavras do Sul (RS). A Agropecuária Dom Vitor da cidade de Santa Vitória do Palmar (RS), de Vitor Leston e Jacques Rodrigues Leston, ficou com o terceiro lugar, com tatuagem 326, classificada como superior.

Na raça Braford, o melhor desempenho ficou com agropecuária Sereno Ltda, de São Sepé (RS), com o animal tatuagem 20116, classificada como elite. O segundo lugar ficou com a fêmea de tatuagem 20124, classificada como superior, também da Agropecuária Sereno Ltda. A terceira colocada é da Fazenda São Bento do Verde, tatuagem 20008, classificada como superior, de propriedade de Sucessão Doralício Lorentz Borges, da cidade de São Sepé (RS).

Neste primeiro ano de pesquisa 16 fêmeas participaram da prova. A primeira fase de avaliação compreende até três etapas: adaptação, Prova de Eficiência Alimentar e Genotipagem. Neste período, os animais são submetidos a pesagens a cada 28 dias e as avaliações objetivas fenotípicas constantes da prova de avaliação ocorreram após o período de pesagens. Ao término da fase de avaliação de ganhos de peso, foram realizadas as avaliações fenotípicas, de carcaça por ultrassom, novamente as avaliações de Escore de Trato Reprodutivo e os exames sanitários necessários a se realizar o ordenamento final dos animais. Ao final da avaliação, as fêmeas foram classificadas em dois grupos: aptas e doadoras. Para participar da prova as fêmeas, devem entrar no teste com idade entre 10 e 11 meses, e devem estar entre as 40% superiores dos programas de avaliação genética homologados da ABHB.

Confira os vídeos das fêmeas participantes da Prova:

Foto: Flow Filmes & Marketing

Texto: Lauren Brasil

Ascom ABHB

Deixe um comentário

Fechar