PampaPlus convida seus usuários para capacitação em Bagé

Com uma programação intensa prevista para começar na próxima segunda-feira, 29 de abril, no auditório da Embrapa Pecuária Sul, em Bagé (RS), a capacitação oferecida pelo PampaPlus, Programa Oficial de Melhoramento Genético da Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB) realizado em parceria com a Embrapa Pecuária Sul, oferece uma oportunidade para seus usuários e avaliadores atualizarem seus conhecimentos.

O objetivo da ação é tirar dúvidas, discutir critérios de avaliação e conceitos de melhoramento genético, além de desenvolver estratégias de seleção dentro dos rebanhos. Outro ponto que deve receber uma grande atenção é o sistema PampaPlusNet, plataforma utilizada por criadores e técnicos do Programa para coleta e envio de dados de animais participantes.

Os debates e explanações serão conduzidos pelos responsáveis pelo programa, Zilah Cheuiche, Superintendente de Registro Genealógico ABHB e Coordenadora interina do PampaPlus pela ABHB, e Fernando Cardoso, chefe adjunto de pesquisa e desenvolvimento da Embrapa Pecuária Sul. A parte teórica contará também com a participação de outros pesquisadores e integrantes do corpo técnico.

Encerrando a atividade, já na terça-feira, dia 30, a parte da manhã será reservada para um exercício prático, que deve acontecer na Estância Rio Negro, onde os participantes, orientados pela equipe avaliadora, deverão atribuir escores visuais a lotes variados de animais das raças Hereford e Braford.

Confira abaixo a programação completa:

29/04/19 – Local: Auditório da Embrapa Pecuária Sul (Bagé/RS)

13:30 – Abertura

13:45 – Qualificação dos controles e coletas de dados nos rebanhos / Manual do Pampaplus (controles e características avaliadas – Zilah Cheuiche e Leandro Lunardini;

14:45 Uso do sistema Pampaplusnet – Henry Carvalho e Zilah Cheuiche;

    • Comunicados de coberturas, nascimentos etc.
    • Comunicado de avaliações
    • Tira dúvidas sobre o sistema

15:45 Coffee Break

16:00 Relatórios de avaliação genética: como usar os relatórios do Pampaplus e os conceitos de melhoramento para promover o progresso genético dos rebanhos /DEPs, índices, percentis e estratégias de seleção dentro do rebanho – Bruna Sollero e Fernando Cardoso;

17:00 Nivelamento de critérios de avaliação – Joal Leal, Zilah Cheuiche , Bruno Teixeira, Marcos Yokoo e Leandro Lunardini.

20:00 Jantar de confraternização – NHB da Região da Campanha.

 

30/04/19 – Estância Rio Negro (Bagé/RS)

8h00 – Início da Prática – Instrutores: Marcos Yokoo, Leandro Lunardini, Joal Leal, Miguel Ferreira,  Zilah Cheuiche , Bruno Teixeira e Leonardo Correa

  • Atribuição de escores visuais para avaliações genéticas (nivelamento de conceitos)
  • Exercício individual de atribuição de notas e teste de nivelamento

 

Texto: Murilo Alves

Edição: Dhésika Vidikin

Ascom ABHB

Deixe um comentário

Fechar