Associações de Raças se reúnem para debater protocolos de certificação

DSC07610 reduzida

Na manhã deste sábado (29), primeiro dia da 38º Expointer, o CEO da ABHB, Fernando Lopa, e a gerente do Programa Carne Pampa, Fabiana Rosa de Freitas, receberam no estante da ABHB representantes das Associações de Criadores das raças Angus e Charolês. Na oportunidade, os dirigentes debateram as medidas necessárias para se adequarem às normas impostas em fevereiro pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

A intenção é regularizar requisitos de segurança e qualidade para essa modalidade de carne. Por enquanto, apenas as carnes bovinas da raça angus e hereford cumprem esses requisitos. “A raça charolesa está iniciando o processo exigido pela CNA neste momento e nos colocamos ao dispor para auxiliá-los no processo”, explica Fabiana.

Critérios

Uma circular do Ministério da Agricultura estabeleceu critérios mais rígidos para o registro de rótulos com indicação de raça bovina. Agora, produtores, frigoríficos e associações que quiserem certificar a origem da carne precisam aderir ao novo protocolo. O prazo estipulado pelo órgão nacional se encerrou no último dia 25 de agosto.

Deixe um comentário

Fechar