18ª Jornada de Atualização reúne inspetores técnicos em treinamento virtual

Uma tarde dedicada ao aperfeiçoamente de parâmetros de seleção genética e debates de assuntos técnicos importantes para as raças. Assim foi a 18ª Jornada de Atualização Técnica realizada pela Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB) na última quinta-feira, dia 3 de setembro. O evento reuniu 20 inspetores técnicos credenciados pela entidade que participaram de palestras e debates virtuais.

A Jornada teve inicio com o presidente da ABHB, Luciano Dornelles, dando boas-vindas aos inspetores técnicos. Na sequência, o diretor administrativo, Eduardo Soares, apresentou algumas novidades na regulamentação dos técnicos em eventos oficias para o ciclo de 2021.

Integrando o ciclo de palestras, o presidente do Conselho Deliberativo Técnico (CDT), Aldo José Tavares dos Santos, falou sobre os parâmetros de seleção e marca, e atuação dos técnicos no julgamento de admissão.”O treinamento, mesmo no formato virtual, foi muito produtivo. Buscamos ouvir as necessidades dos técnicos, além de rever conceitos reprodutivos e a importância dos mesmos no melhoramento genético”.

A superintendente do Registro Genealógico e coordenadora do PampaPlus, Zilah Cheuiche, explanou sobre as atualizações do Registro Genealógico da entidade e o Programa de Melhoramento Genético, PampaPlus.

O evento contou também com a palestra do pesquisador da Embrapa Pecuária Sul, Dr. José Carlos Ferrugem Moraes, sobre conceitos básicos de reprodução de bovinos de corte e emprego das biotécnicas reprodutivas. “Hoje temos uma gama de opções disponíveis para a reprodução, para isso é fundamental que o produtor esteja trabalhando efetivamento ao nosso lado para obtermos resultados desejáveis”, explica.

Para encerrar as atividades, foi aberto um espaço para debates em que os técnicos puderam expor suas opiniões e sanar dúvidas. O evento anual é organizado pelo Conselho Deliberativo Técnico junto com a Superintendência de Registro Genealógico e é exclusivo para inspetores técnicos credenciados pela entidade.

Texto: Dhésika Vidikin

Ascom ABHB

Deixe um comentário

Fechar