Vencedores do Prêmio Destaque Top PampaPlus serão conhecidos em dezembro

Por em 20 de novembro de 2018

 

É grande a expectativa para a revelação dos vencedores do Prêmio Destaque Top PampaPlus 2018. A lista dos criatórios com animais finalistas já foi divulgada pelo Programa de Avaliação Genética Oficial das Raças Hereford e Braford, o PampaPlus. A premiação destaca os touros jovens melhores colocados no relatório de avaliação da geração que completa 2 anos. Os resultados serão anunciados durante a festa dos 60 anos da Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB), no dia 8 de dezembro, em Bagé (RS).

Para a coordenadora do PampaPlus pela ABHB, Thais Pires Lopa, a premiação estimula os criadores a investirem mais no melhoramento genético. “O programa visa o progresso genético da raça com o passar dos anos. Assim, essas novas gerações que estão surgindo acima da média da população, como esses finalistas que estão entre os 0,1% melhores da geração quanto ao Índice Geral do Pampaplus (IQG), podem seguramente serem usados por qualquer plantel Hereford ou Braford”. Ela reforça também a importância do criador analisar todo o processo feito dentro da propriedade, ao receber o relatório genético. “Verificar se está sendo bem feito ou há algo para corrigir”, complementa.

Os animais finalistas devem possuir dados genéticos próprios nas duas fases de avaliação, desmame e sobreano, e ter a genealogia reconhecida. Além disso, os critérios de classificação quanto às DEPs se somam à avaliação do inspetor técnico que leva em conta o padrão racial e a conformação dos animais para definir o ganhador. Nesta edição, participam touros da geração 2016.

Criatórios finalistas:

RAÇA HEREFORD
Estância do Bolso
Fazenda Mãe Rainha
Estância Tamanca
Cabanha Dom Vitor

RAÇA BRAFORD
Agropecuária Sereno
Agropecuária Rincao da Figura Ltda
Estância Carcávio
Estância São Bento
Estância do Bolso
Estância do Sossego
Fazenda Mãe Rainha
Fazenda Santa Tereza
Estância Sarandi

 

Texto: Karen Nunes

Edição: Estela Facchin

ASCOM ABHB

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Translate »