Uruguaiana será palco da 9ª edição do Curso Internacional de Melhoramento Genético

Por em 30 de janeiro de 2017
RicardoVentura

A 8ª edição lotou as dependência da Embrapa em Bagé (RS)

A Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB), juntamente com o POLOGEN da Embrapa Pecuária Sul, o Geneplus da Embrapa Gado de Corte e o NESPRO, da UFRGS, já está definindo o calendário de atividades da nona edição do Curso Internacional de Melhoramento Genético de Bovinos de Corte do PampaPlus – Programa Oficial de Avaliação Genética das Raças Hereford e Braford da ABHB. O evento será realizado neste ano nas dependências da UNIPAMPA, em Uruguaiana (RS), entre os dias 16 e 18 de março, coincidindo com o tradicional Carnaval fora de época da cidade.

Especialistas de diversas instituições de pesquisa em melhoramento animal do Brasil e do exterior irão compor o cronograma de atrações, sempre com o objetivo de proporcionar aos produtores, técnicos e estudantes uma visão prática do trabalho de melhoramento animal realizado pela Embrapa e por outros especialistas na área.

Entre as atrações já confirmadas, o pesquisador canadense Dr. Stephen Miller, especialista com larga experiência em Gado de Corte, Cruzamentos e Seleção Genômica, com passagens pela Nova Zelândia e Estados Unidos, onde se encontra atualmente trabalhando para a AGI (Empresa responsável pela avaliação genética de uma raça bovina nos EUA).

José Fernando Garcia, prof. da Faculdade de Medicina Veterinária da Unesp, e Ricardo Ventura, Zootec., Ph.D. pela Universidade de Guelph, no Canadá, também já confirmaram presença, assim como Fábio Leivas, Coordenador do Laboratório de Biotecnologia da Reprodução da UNIPAMPA.

CursoMelhoramento

Júlio Barcellos (NESPRO), Alexandre Varella (Embrapa Pecuária Sul) e Fernando Lopa (ABHB) na abertura do Curso em 2016

Cerca de 100 alunos são esperados para esta nona edição, que promete pautar também informações sobre a metodologia utilizada nas avaliações genéticas, o processo de levantamento de dados a campo, o funcionamento do sistema informatizado e a interpretação dos relatórios do programa PampaPlus/Geneplus. Os participantes vão acompanhar aulas práticas e teóricas durante três dias, totalizando uma carga horária de 18 horas.

Além de ser um excelente espaço para a troca de informações, o Curso ainda serve como pré-requisito para credenciar junto à ABHB técnicos habilitados para a coleta de dados nas propriedades. Conforme a coordenadora de Melhoramento Genético da ABHB, Drª Thais Pires Lopa, as inscrições devem iniciar na segunda quinzena de fevereiro. Dúvidas e outras informações pelos telefones (53) 33128726 e (53) 3242.1332.

Por Tatiana Feldens (reg. Prof. 13.654)

Ascom ABHB

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Translate »