Destaque no PampaPlus alcança R$ 18 Mil no Remate Criadores de Braford

Por em 10 de outubro de 2016
14479549_10207247388171222_5252517900724314025_n

Braford Divisa H022

Escolhido um dos touros com o melhor índice no Programa de Avaliação Genética das Raças Hereford e Braford – PampaPlus – em 2016, o exemplar Braford Divisa H022, de propriedade do sócio e criador Fernando Torres Cardoso Saraiva, da Fazenda da Divisa, localizada em Alegrete, foi comercializado no último dia 5 de outubro por R$ 18 mil reais.

“Foi o melhor preço alcançado no Remate Criadores de Braford, realizado em Rosário do Sul”, comemora, orgulhoso, o proprietário. “Uma satisfação ver que a compra do animal foi valorizada pela participação dele no programa de melhoramento genético da ABHB”, completou Saraiva que projeta muitas comercializações sendo facilitadas num futuro muito próximo pelo teste e o aval de programas como o PampaPlus. “O comprador estará muito mais seguro”.

O Touro – um exemplar jovem dupla marca pesando 850 quilos – foi adquirido pelo também sócio e criador Pedro Ivo Costa Lampert, da Agropecuária Girassol, localizada no município de Quevedo (RS). Lampert comprou o reprodutor com o objetivo de alcançar bons índices para a propriedade, que hoje soma em torno de 400 matrizes Braford, além de vislumbrar o interesse de programas de centrais de inseminação artificial.

“Faz tempo que estamos criando Braford e queríamos um reprodutor de qualidade indiscutível e com bons índices”, informou o criador, que também adquiriu outros dois touros no leilão.

Excelência

O Programa de Avaliação Genética da ABHB para as Raças Hereford e Braford – PampaPlus – é um programa de melhoramento genético oferecido aos sócios e criadores das raças. Fruto de uma parceria entre a ABHB e a Embrapa (Centros Gado de Corte e Pecuária Sul) – entidade brasileira com reconhecimento internacional e a experiência de quem possui o maior banco de dados de melhoramento bovino do mundo,  é coordenado pela Drª. Thais Pires Lopa e tem por objetivo apontar animais de excelência dentro de uma propriedade.

“Isto mostra que o Programa está antenado e sintonizado com o que está acontecendo no campo”, informou Thais. O PampaPlus é um programa de melhoramento genético de grande credibilidade no cenário nacional e internacional, no qual fornece informações computadorizadas de fácil e ágil manuseio e busca características de interesse do Conselho Técnico da ABHB para as raças Hereford e Braford, permitindo que o produtor realize diversos tipos de simulações, sob diversos índices de desempenho. Assim, direciona seus acasalamentos e gera relatórios informatizados, que facilitam a condução dos trabalhos a campo.

tourobraforddivisa

“Hoje temos apenas 53 propriedades cadastradas, mas temos muito mais associados na ABHB. Ao participar de um programa como este, animais destacados poderão render valor agregado ao produtor, que conseguirá além de otimizar a seleção e acasalamento dos animais disponíveis para reprodução, maximizar os ganhos genéticos das características de importância econômica”, completou.

Outra vantagem sinalizada pela coordenadora do Programa é que o criador também poderá restringir o ganho genético em características indesejáveis, além de selecionar touros para monta a campo ou para uso em programas de inseminação artificial, considerando as características melhoradoras desejadas, bem como selecionar e acasalar vacas em programas de transferência de embriões ou FIV, garantindo maior variabilidade genética pela minimização da consanguinidade nos acasalamentos. “Em linhas gerais, ao utilizar os dados coletados pelos Programas de Melhoramento Genético o criador poderá determinar quais são as melhores vacas e touros do rebanho e reverter este ganho em retorno financeiro”.

Para mais informações, consulte a edição 2016 do sumário PampaPlus AQUI ou visite o site www.abhb.com.br

Por Tatiana Feldens, reg. Prof. 13.654

Ascom ABHB

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Translate »