Raças Hereford e Braford são destaque na Expobel 2018, realizada no Paraná

Por em 20 de Março de 2018

Grande Campeã Hereford da Expobel 2018 é do criatório Cabanha Recanto Feliz, de Pato Branco (PR)

Entre os dias 9 e 18 de março, a cidade de Francisco Beltrão (PR) foi palco para mais uma edição da Expobel, mostra realizada de dois em dois anos, no parque de exposições Jayme Canet Júnior. Em 2018, a atividade contou com julgamento de animais Hereford e Braford.

A avaliação ficou a cargo do veterinário e técnico credenciado pela Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB), Sidnei da Rosa. Conforme ele, “os principais quesitos avaliados foram o padrão racial, desenvolvimento corporal, peso, estrutura óssea, idade, alinhamento dorsal e aprumo”.

A Cabanha Touro Passo, de propriedade de Ricardo Duarte Pereira, localizada em Uruguaiana (RS), levou para o Paraná quatro exemplares Hereford a galpão e voltou para casa com prêmios Campeão Junior e Reservado Grande Campeão, Campeão 2 anos Maior e Campeã Vaca Jovem, com os exemplares Touro Colosso 3375, Touro 3275 e Vaca 3277, respectivamente.

Touro Colosso 3375, da Cabanha Touro Passo

A propriedade, que é hexacampeã do Ranking Nacional de Criadores na raça Hereford, além de comemorar os títulos conquistados, confirmou a qualidade genética do criatório ao verificar que 15 dos 40 animais das raças HB presentes no evento tinham origem na Cabanha uruguaianense. ‘’É uma experiência gratificante ver que exemplares vendidos anteriormente continuaram rendendo em outras propriedades’’, destacou.

Exemplo disso é a grande campeã Hereford da Expobel 2018, do criatório Cabanha Recanto Feliz, de Pato Branco (PR). “A escolha pela nossa fêmea foi justificada pelo técnico da ABHB por apresentar uma capacidade carniceira acima da média, destacando-se a profundidade corporal, comprimento e musculatura na região posterior, região esta responsável pela produção da maioria das carnes nobres”, destacou o proprietário Rodrigo Amaral, em sua rede social.

Por Murilo Alves, estagiário de jornalismo

Edição: Tatiana Feldens, reg. Prof. 13.654

Ascom ABHB

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Translate »