Raça Hereford pela primeira vez na prova da CRV Lagoa

Por em 24 de janeiro de 2019

A raça Hereford marcará presença pela primeira vez na prova da CRV Lagoa, realizada no Centro de Performance (CP), em Sertãozinho (SP). As inscrições da próxima edição da Prova de Eficiência Alimentar estão abertas até o dia 11 de fevereiro. Até agora, 80% do número mínimo de 30 animais inscritos por raça foi preenchido. A prova é uma vitrine para o mercado do Brasil Central, mostrando o potencial genético e desempenho dos touros em sistema de confinamento.

Para o consultor da CRV Lagoa, Edson Nilo Padilha Freitas, a participação do Hereford na prova será um diferencial. “A prova apresenta o desempenho dos animais em sistema de confinamento, e a participação reforçaria o potencial dessa raça que tem sido uma nova alternativa para os criadores da região central do país.” Ele reforça ainda que o Hereford tem ganhado espaço no mercado na utilização em cruzamentos com matrizes Nelore. Segundo Freitas, a raça tem se destacado pela docilidade e mostrado um bom desempenho, com menos tempo de confinamento e maior rendimento de carcaça.

Para o presidente do Conselho Deliberativo Técnico (CDT) da ABHB, Aldo Tavares, a prova é uma ferramenta de seleção que mostra a potencialidade das raças. “É um teste que dissemina a genética, traz visibilidade aos criatórios participantes e tudo isso com o mesmo custo que o criador teria para criar em sua propriedade, com a vantagem de ser palco para uma região que dispõe de um leque comercial importante para o momento de ambas as raças”, comenta.

Ele salienta também que muitos dos touros que se destacam são comercializados antes mesmo do término do teste. Além do leilão Top 30, que reúne somente os 30% mais bem avaliados, posteriormente será promovido também pela CRV Lagoa um remate com todos os touros participantes das duas raças que não tiverem sido comercializados. “O CDT tem trabalhado em cima do fomento e expansão das raças e o interesse dos criadores de Hereford em participar da prova é resultado disso”, afirma Tavares.

A raça Braford participa da prova há três edições, sendo a avaliação chancelada pela ABHB em 2016, e vem conquistando espaço em várias regiões fora do eixo Sul do país. “Essa prova atrai uma clientela que passa a ter um olhar especial para as raças e criatórios ao mostrar o desempenho desses animais em um sistema diferente do tradicional no Rio Grande do Sul”, comenta Freitas. A CRV Lagoa realiza os testes há 12 anos com diversas raças e serve também como fonte de contratação de touros submetidos ao sistema de avaliação genética próprio da empresa, identificando os melhores exemplares para compor a sua bateria.

Este ano, a maior aproximação entre a ABHB e a CRV Lagoa resultou em algumas modificações na participação das duas raças no teste. Uma delas foi a mudança na idade dos animais para entrada na prova, aproveitando as avaliações dos animais de sobreano. Assim, incluiriam animais que estariam dentro dos padrões exigidos e que receberiam confirmações como reprodutores das raças HB pela Associação. A outra mudança foi a data de início da prova em 2019, que antes era realizada a partir de junho. A recepção dos animais acontece entre os dias 11 e 15 de fevereiro.

Segundo o Gestor Técnico de Programas da CRV Lagoa, Cassiano Roberto Pelle, antes a prova era realizada com bezerros, logo após a desmama, sempre para animais nascidos entre os meses de agosto a outubro do ano anterior. “Os animais vinham para o nosso Centro de Performance, ficavam aqui 42 dias em período de adaptação e depois 100 dias em prova”, comenta. Em 2019, os animais entrarão mais velhos e o período da prova será menor, sendo 28 dias de adaptação e mais 56 dias de prova. “A previsão é que os animais cheguem aqui em fevereiro, fiquem em adaptação até março e em maio a prova seja finalizada”, conclui Pelle.

Requisitos para participar

Podem participar desta edição animais nascidos entre 1º de agosto e 31 de outubro de 2017. Exemplares da raça Braford precisam de registro no CCG/PS e Hereford devem ser PO e PC. Os touros de ambas as raças devem possuir registro individual feito por Inspetor Técnico credenciado pela ABHB.

O investimento para os estabelecimentos que desejam participar é de R$ 3.030,00 por animal, incluindo a avaliação de Eficiência Alimentar. Outra novidade é referente ao frete dos animais, que ficará a cargo da CRV Lagoa. O valor do transporte dos animais já está incluso no montante da inscrição, que poderá ser dividido em até seis parcelas no valor de R$ 505,00.

Mais informações podem ser obtidas no site www.crvlagoa.com.br, através do e-mail cp@crvlagoa.com.br ou pelo telefone (16) 2105-2231.

 

Texto: Karen Nunes/ASCOM ABHB

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Translate »