Raça Braford marca presença pela primeira vez em Exposição no Maranhão

Por em 5 de junho de 2019

A raça Braford marcou presença pela primeira vez na 17ª edição da Feira de Agrotecnologia de Balsas, realizada no sul do Maranhão. A atividade, que aconteceu entre os dias 20 e 24 de maio, reuniu um público de cerca de 180 mil pessoas durante os quatro dias. Quem compareceu a feira pode prestigiar diversas novidades dos mais diferentes setores, como agropecuária, indústria, comércio e gastronomia, além de conferir as potencialidades das raças.

Fruto de cruzamento industrial da raça Hereford com o Nelore, o Braford vem ganhando espaço em várias regiões do Brasil. No estado do Maranhão o rebanho total da raça ainda é pequeno, mas criadores e especialistas acreditam no potencial de crescimento e adaptação da raça na região.

Os sócios e criadores, Luiz Paulo Mallmann Filho e Gislaine Maria Mallman , proprietários da Fazenda Fernanda, localizada em Balsas (MA), trabalhando com a raça Braford há cerca de dois anos. “Apostamos na raça Braford e ela atendeu nossas expectativas mostrando as suas qualidades a nível de campo. Acabamento de carcaça, ganho de peso, habilidade materna e, principalmente, docilidade foram as características da raça que nos encantou”, afirmou Filho.

A propriedade, foi destaque participando pela primeira vez da mostra levando 41 exemplares da raça Braford, divididos entre fêmeas e machos. Para Filho a feira foi muito produtiva, visto que o interesse pela raça foi muito grande. “A receptividade do pessoal foi muito boa. Tivemos muitas pessoas interessadas em saber mais sobre a genética”, comemorou ele, ao completar: “Vamos tentar ao máximo alavancar ainda mais o Braford que tem muitas qualidades e um grande potencial de se desenvolver aqui na nossa região”.

Representando a Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB) esteve também o Inspetor Técnico, Carlos Augusto da Silva, que palestrou no dia 23 de maio, sobre as vantagens da utilização da genética Hereford e Braford.  “Foi sensacional.  A raça Braford mostra cada vez mais a força que tem em relação a precocidade e rendimento de carcaça. O público ficou encantado pela docilidade dos animais”, sintetizou.

A programação contou ainda com degustação de Carne Certificada Hereford. Além de uma demonstração de desossa de um novilho da raça Braford, realizada pelo consultor de carnes, Marcelo Bolinha. A atividade que reuniu cerca de 500 pessoas.

Texto: Dhésika Vidikin, reg. prof. 19.647

Ascom ABHB

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Translate »