Pato Branco recebe primeiro Circuito Hereford e Braford no Sudoeste

Por em 19 de novembro de 2018

A cidade de Pato Branco (PR) sediou nesse fim de semana o primeiro Circuito Hereford e Braford no Sudoeste, durante a Expopato. Com participação expressiva das raças Polled Hereford e Braford, que reuniram 42 animais no julgamento de rústicos e argola, além de palestras e leilão, o evento foi promovido pelo Núcleo Sudoeste do Paraná, com o apoio da Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB).

O responsável pelo julgamento dos animais, Jacques Rodrigues Leston, reforçou a importância do evento paranaense como um palco de grande visibilidade para expansão das raças. “Fiquei impressionado que é uma cidade de porte médio, mas muito pujante por representar uma região e apoiar várias cidades vizinhas”.

Leston também reforçou a qualidade dos animais em pista: “Foi uma grande satisfação poder julgar essa mostra e presenciar o entusiasmo dos novos criadores e interessados. Além disso, os animais expostos apresentaram um bom nível, com destaque para o grande campeão na categoria dos machos Polled Hereford e para a grande campeã entre as fêmeas do Braford”.

Na raça Polled Hereford, a Grande Campeã foi Irapuá 294 Imaculada, e o Grande Campeão foi Irapuá 353 Jambo N27, ambos do expositor Dalberto de Souza Graminho. Na raça Braford, a Grande Campeã foi W.H. Grande 006, do expositor Andrei Gomes de Almeida, e o Grande Campeão foi 38-D03 Graminho, também do expositor Dalberto de Souza Graminho.

O vice-presidente de promoção das raças, Celso Jaloto, representou a ABHB na exposição e salientou a importância de eventos como este para o fomento das raças Hereford e Braford, além do retorno econômico significativo que elas trazem aos produtores, se comparadas às zebuínas. “O evento teve leilão com oferta de terneiros cruzados, que chegaram a atingir preços de até R$ 7,00 o quilo”, ressalta Jaloto.

Texto: Karen Nunes

Edição: Estela Facchin

ASCOM ABHB

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Translate »