PampaPlus realiza em maio 10ª edição do Curso Internacional de Melhoramento Genético

Por em 14 de Março de 2018

Estudantes, pesquisadores, criadores e interessados nas raças Hereford e Braford já podem fechar as suas agendas para os dias 3, 4 e 5 de maio, quando será realizada o 10º Curso Internacional de Melhoramento Genético de Bovinos de Corte do PampaPlus – Programa Oficial de Avaliação Genética das Raças Hereford e Braford da ABHB. A edição comemorativa acontece na cidade de Santa Maria (RS), durante a 27ª edição do ENCORTE.

“São 10 anos democratizando o melhoramento genético e proporcionando aos produtores a correta compreensão do uso dos critérios e conceitos”, destacou a Drª Thais Pires Lopa, coordenadora de melhoramento genético da ABHB.  Conforme ela, dentro da programação, dividida entre aulas teóricas e práticas, estão contemplados temas como melhoramento genético, cruzamentos e otimização de produtos, manejo de touros, eficiência alimentar, métodos de seleção, programas de avaliação e utilização de touros jovens geneticamente superiores. Além disso, são realizadas demonstrações teóricas e práticas da ferramenta de avaliação genética das raças Hereford e Braford – o PampaPlus.

As ferramentas de seleção genômica e o uso de marcadores moleculares para o melhoramento genético também estão na pauta no curso – realizado pela ABHB em parceria com o Núcleo de Estudos de Produção de Bovinos de Corte e Cadeia Produtiva da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (NESPRO/UFRGS), Embrapa Pecuária Sul, Embrapa Gado de Corte e a Universidade de Santa Maria – com exemplos de como a utilização destas metodologias podem contribuir para a melhoria dos rebanhos bovinos.

A parte prática já está definida e será realizada na Agropecuária Sereno, do sócio e criador Marcelo Xavier. “Além de apresentar a propriedade e o trabalho de seleção orientado pelo Programa PampaPlus, vamos trabalhar opções e orientações de acasalamento e avaliações a campo de desmama e sobreano dos animais”, explicou Thais, ao comemorar o crescimento no número de criatórios participantes ao longo dos dez anos. “Iniciamos com 25 propriedades e já estamos com quase 60 criatórios inscritos entre Hereford e Braford no programa. Isso mostra a força e o respeito pelo nosso trabalho”.

Por Tatiana Feldens, reg. prof. 13.654

Ascom ABHB

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Translate »