Exposição Nacional HB recebe em Alegrete importantes chefs para edição do A Ferro e Fogo

Por em 4 de maio de 2017

ArteAFerroEFogo

 

Além de ser um espaço de divulgação das raças, com mostra e julgamento de animais, e local de interação para os sócios e criadores de Hereford e Braford com pesquisadores, especialistas e empresários do agronegócio, a Exposição Nacional HB também tem por objetivo evidenciar as qualidades da carne oriunda das raças e de seus cruzamentos. Por isso, na edição de 2017, a Associação Brasileira de Hereford e Braford, com muito orgulho, terá o prazer de sediar na segunda-feira (15) o A Ferro e Fogo, idealizado pelos gaúchos Marcos Livi, um dos maiores pesquisadores da culinária da região sul, que está à frente dos restaurantes Quintana e Veríssimo, em São Paulo (SP), Márcio Ávila, do Bistrô Pelotense, de Pelotas (RS) e Daniel Castelli, diretor da Monã Centro de Estudos Ambientais, do Grupo Castelli, de Canela (RS).

Juntos, os três desenvolveram este projeto que tem mostrado ao Brasil a força da gastronomia do Sul, que une técnica, experiência, rusticidade e muito amor e paixão pelo fogo e pela carne.  No vídeo abaixo é possível conferir os bastidores do A Ferro e Fogo dentro do #MesaTendências2015 evento promovido pela Prazeres da MESA. Na oportunidade, cozinheiros do Rio Grande do Sul e de outras partes do país se reuniram para fazer fumaça no centro de São Paulo.

Nesta edição especialmente preparada para celebrar a abertura oficial da Exposição Nacional HB, Livi, Ávila e Castelli irão contar ainda com a presença de outros quatro grandes parceiros: Brunno Ardissone, da Viver Bem Alimentos, loja de orgânicos de Porto Alegre, Eder Monteiro, chef do Palácio Piratini, Luciano Medeiros, da plataforma digital O Luxo do Gaúcho e Zé Maria, braço direito de Marcos Livi no restaurante Quintana, em São Paulo. Quatro admiradores natos do A Ferro e Fogo e da Carne Certificada Hereford.

“Será um evento para reunir e celebrar tradição, inovação, arte e cultura gastronômica envolvendo o fogo, a carne e grandes profissionais da gastronomia. Livi e seus parceiros no A Ferro e Fogo encantam, emotivam e geram uma experiência cultural e gastronômica únicas”, adiantou o CEO da ABHB, Fernando Lopa.

Costelão, Entrecot e Linguiças picadas a faca 100% CCH

Serão sete ilhas com produtos exclusivos e especialmente preparados para o evento. É claro que a Carne Certificada Hereford será a grande atração da noite, com janelas de costela 100% CCH assadas lentamente na lenha e peças de entrecot sendo lançadas ao longo de toda a noite na grelha.

Enquanto isso, outras duas estações foram pensadas para prestigiar as Associações das Agroindústrias (ALEGRO) e dos Arrozeiros (AAA) de Alegrete, tradicionais parceiros da ABHB. Teremos uma Ilha de Choripan, feito com uma seleção de linguiças cortadas a faca servidas em pães da Viver Bem Alimentos, e o Caldeirão de Ferro, com arroz de carreteiro de charque e Feijão Campeiro. A ALEGRO e a AAA estão em Alegrete, cidade sede da Nacional HB há anos, localizada na Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul. A região figura hoje como a maior produtora de arroz das Américas, sendo Alegrete o quarto maior município produtor.

O A Ferro e Fogo da Nacional HB ainda prevê outras duas técnicas: o Curanto com legumes diversos da Viver Bem Alimentos e as Gaiolas, com assados de Cordeiro, Leitão & Galeto primo canto. Para finalizar, o “Infernilho”, repleto de frutas assadas no sal grosso.

A atividade ocorre na segunda-feira, dia 15 de maio, a partir das 19 horas, no Parque de Exposições Dr. Lauro Dornelles, em Alegrete (RS). A Exposição Nacional HB, com programação diversa, inicia no dia 15 e se estende até o dia 19 de maio.

Por Tatiana Feldens, Reg. Prof. 13.654

Ascom ABHB

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*

Translate »