Inscrições para a PAC HB 2018/2019 iniciam nesta segunda-feira

Por em 9 de julho de 2018

A PAC chega a 24º etapa na raça Braford

A mais tradicional Prova de Avaliação a Campo de Reprodutores Hereford e Braford (PAC HB) já tem data para começar e a Associação Brasileira de Hereford e Braford recebe a partir de hoje (9/7) até o dia 29 de julho as inscrições para a 15º edição na raça Hereford e 24º etapa na raça Braford. Estão aptos a competir do Teste os reprodutores Hereford e Braford selecionados a partir dos Top 40% melhores reprodutores da avaliação à desmanda dos três Programas de avaliação genética homologados pela ABHB:  PampaPlus, Promebo e Conexão Delta G. Os tourinhos também devem passar por avaliação de Inspetor Técnico credenciado pela ABHB, sendo emitida a ficha de seleção zootécnica da ABHB para a solicitação do Registro Individual de Nascimento para animais Braford e Hereford PC ou atestando a avaliação zootécnica dos animais Hereford PO.

O regulamento completo e a ficha de inscrição podem ser acessados AQUI. Dúvidas, sugestões e /ou informações podem ser obtidas com o Gerente de Operações da ABHB, Felipe Azambuja, pelo telefone (53) 99006508 ou através do e-mail expo.hereford@braford.com.br

Conforme Azambuja, a ABHB trouxe uma novidade para esta edição. “Contratou um gestor para representar os criadores no andamento do teste e na elaboração da programação e execução da prova juntamente com os profissionais da Embrapa Pecuária Sul com o objetivo de potencializar os ganhos dos reprodutores participantes, trazendo cada vez mais informação ao criador”. O profissional responsável será o Médico Veterinário e Inspetor Técnico Credenciado pela ABHB, Leonardo Correa.

Outra alteração deste novo ciclo, destaca Azambuja, será a antecipação da entrada dos animais em relação a prova anterior com o intuito de aproveitar melhor a pastagem de inverno. O prazo limite para admissão do teste será o dia 31 de julho de 2018.

e 15º edição na raça Hereford

Organizada pela ABHB em parceria com a Embrapa Pecuária Sul, a prova tem como objetivo avaliar a capacidade individual de ganho de peso, bem como o conjunto de características que agem diretamente sobre a eficiência individual dos reprodutores HB. Aos criadores interessados em participar desta edição salientamos que as inscrições para o Teste de Eficiência Alimentar (TEA), realizado após o término da PAC, serão realizadas posteriormente.

Etapas da PAC

De acordo com o regulamento, o tempo máximo de avaliação será de 150 dias. Durante a fase de avaliação totalmente a campo os animais serão submetidos a uma dieta com base em forrageiras cultivadas de inverno, primavera e verão, ou mesmo pastagens nativas melhoradas durante os vazios forrageiros. Se necessário, no decorrer de toda essa fase, os animais terão acesso, via cocho, a suplementos minerais (com ou sem aditivos proteicos e energéticos), de acordo com a qualidade da oferta forrageira e com os requerimentos nutricionais dos bovinos testados.

Neste período os reprodutores serão submetidos a pesagens a cada 28 dias e as avaliações objetivas e fenotípicas constantes da prova de avaliação ocorrerão após o período de pesagens. Os tratos sanitários e de manejo necessários serão realizados pela a equipe da Embrapa Pecuária Sul.

Na sequência, ao término da fase de avaliação de ganhos de peso, serão realizadas as avaliações fenotípicas, as medidas de ultrassom e os exames sanitários necessários a se realizar o ordenamento final dos animais.

Confira o resultado da última edição clicando AQUI.

Por Tatiana Feldens, reg. Prof. 13.654

Fotos: Murilo Alves

Ascom ABHB

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Translate »