Hereford e Braford divulgam primeira parcial do Ranking Nacional HB 2017

Por em 26 de setembro de 2017

Restando sete das 13 etapas previstas para o Ranking Nacional de Criadores Hereford e Braford 2017, a Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB) tornou pública nesta terça-feira (26) a primeira parcial do Ranking Nacional HB 2017. Os grandes campeões do ano serão conhecidos no dia 8 de dezembro, durante o tradicional jantar realizado no Plaza São Rafael, em Porto Alegre.

Cabanha Touro Passo pontuou na última Expointer

Na raça Hereford, o criatório vencedor do Ranking em 2016, a Cabanha Touro Passo, da cidade de Uruguaiana, de propriedade de Ricardo e Guilherme Duarte, lidera até o momento com 516 pontos. Na segunda posição, encontra-se a Cabanha São Fernando, de João Souza Cavalcanti, localizada em Quaraí (RS), com 393 pontos; sendo precedida pelas Fazendas Irapuá, de Willy Hass Filho, situada em Cachoeira do Sul, com 271 pontos; Agropecuária São Jorge LTDA, de Elio Coradini, localizada em Bagé, com 251; e Valter José Pötter, da Estância Guatambu, com 216 pontos.

Bem mais disputada está a corrida pelo primeiro lugar na raça Braford. Com 267,1 pontos somados até agora, os sócios criadores Mário, Luiz Mário e Carlos Heitor Belleza, da Estância Santa Izabel, de Alegrete, comandam o Ranking até o momento; seguidos de Ana Maria Ormazabal Moura, da Estância Sossego, de Uruguaiana, com 241,2; Vorgia Helena Pinheiro Obino, do criatório Santa Helena, de Bagé, com 225 pontos; Ademir Cenci e Outros, da Fazenda Sucupira, localizada em Arinos/MG, com 174 pontos e Antonio Guerra Soares, da Estância Carcávio, Santana do Livramento/RS, com 158 pontos.

Touro Braford vencedor da Expopec

“Até o momento seis etapas já foram realizadas. É importante destacar que as exposições possuem pontuações diferentes. Nacional e Expointer estão situadas na categoria Especial, tendo uma pontuação maior que as outras exposições”, informou Felipe Azambuja, Gerente de Operações da ABHB, que completa. “Exposições fora do Rio Grande do Sul possuem pontuação de exposições Classe A multiplicadas por 3, com o intuito de incentivar a participação e difusão das raças fora do Estado. As demais exposições são classificadas como Classe A. Copa Incentivo e Copa do Criador somam valores menores, especificados em Campeonato de Classe A”.

Outro detalhe importante no somatório das notas é que os animais participantes das Provas de Avaliação a Campo de Reprodutores Hereford e Braford também computam pontos consideráveis para o ranking, semelhantes aos concedidos nas exposições especiais, premiando os cinco primeiros colocados da PAC. O Regulamento completo do Ranking está disponível no site da ABHB.

Até o momento, foram realizadas seis etapas do ranking, são elas: Expopec – Raça Braford; ExpoLondrina – Raça Braford; Copa Incentivo de Uruguaiana – Raças Hereford e Braford; Copa do Criador – Raças Hereford e Braford; Exposição Nacional – Raças Hereford e Braford; Expointer – Raças Hereford e Braford. Ficam faltando as seguintes etapas: Expofeira de Uruguaiana/RS, Expofeira Pelotas/RS, Expofeira de Bagé/RS, Expofeira de Alegrete/RS, Expofeira de São Gabirell/RS, Expofeira de Dom Pedrito/RS e Expofeira de Santa Vitória do Palmar/RS.

“Todas Exposições classe A, exceto a de Dom Pedrito, que em 2017 será Especial de Primavera, com pontuação superior equivalente à Nacional e à Expointer”, completou Azambuja. Ou seja, o Ranking Nacional de Criadores Hereford e Braford de 2017 poderá ser decidido na Exposição Especial de Primavera de Dom Pedrito.

O Ranking

Criado no ano de 2001 com o intuito de promover as raças Hereford e Braford no Brasil e no exterior através do incentivo a participação de selecionadores das genéticas HB em um circuito de exposições, o ranking nacional da Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB) apresenta hoje um alto grau de competitividade.

Edição de 2016 (FOTO: LIVIA STUMPF)

Trata-se de uma forma de trabalho implantado pela Entidade com o objetivo de incentivar a confrontação de animais categorizados das diversas regiões, a fim de se avaliar e evidenciar o desenvolvimento da raça.

O Ranking Nacional também busca agraciar criadores que se destacaram no trabalho de melhoramento e divulgação das raças, proporcionando o intercâmbio de ideias, experiências e informações entre técnicos e criadores. Soma-se a isso, ainda, a possibilidade de tornar público informações sobre as principais características das raças.

Sendo assim, recebem prêmios ao final de cada ano, os criadores que obtiverem as três primeiras colocações depois de somadas todas as etapas do Ranking – para as raças Hereford e Braford separadamente – sagrando-se Campeão Nacional do Ranking da raça o criador que obtiver o maior número de pontos ao longo de todas as Exposições ranqueadas.

Edição de 2012

A entrega de prêmios aos destaques do Ranking Nacional das Raças HB ocorre anualmente durante evento de confraternização. Uma oportunidade para coroar todo o trabalho realizado no ano pelos associados em prol da difusão das raças HB e consequentemente da pecuária brasileira, reunindo centenas de convidados, entre amigos, parceiros comerciais e institucionais, criadores, associados e autoridade para comemorar o sucesso das raças que mais crescem no Brasil.

Confira AQUI os vencedores até o momento do Ranking Nacional HB.

Por Tatiana Feldens, reg. Prof. 13.654

Ascom ABHB

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Translate »