Melhoramento genético bovino realizado em parceria com a ABHB é destaque na imprensa gaúcha

Com o objetivo de congregar as comunidades rurais do município de Alegrete, a Fundação Maronna e a Emater/RS, com o apoio da Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB), realizaram em novembro a 8ª edição do Encontro de Pecuaristas Familiares. A atividade, que contou com uma intensa programação de palestras sobre capacitação e melhoria de animais, foi pauta para o Jornal Correio do Povo neste último domingo, que destacou o excelente e pioneiro trabalho de pequenos produtores rurais na pecuária gaúcha.

“Reunidos em associação, produtores familiares partiram para o melhoramento genético de seus rebanhos e hoje comemoram resultados como o aumento do peso do terneiro ao desmame”, informa o texto assinado pelo jornalista Danton Júnior. Todo o trabalho começou com o apoio da ABHB, que  parceria com a Fundação Maronna, fez uma doação de 150 doses de sêmen de reprodutores de qualidade confirmada através da Prova de Avaliação a Campo (PAC) de reprodutores Hereford e Braford, o que qualificou o rebanho destes pequenos produtores que hoje já são referência em produção de terneiros na cidade.

Leia conteúdo completo aqui.

“Como resultado disso, houve rapidamente uma melhora no padrão racial dos terneiros”, informou a agrônoma Adriana Vargas, da Fundação Maronna ao jornal, que segue: “Passados dez anos do início do projeto, Adriana observa que houve ganhos tanto na renda – as vendas na feira de terneiros passaram de R$ 86 mil, em 2010, para R$ 350 mil em 2016 – como na autoestima dos pecuaristas. Alguns deles, inclusive, já conquistaram premiações em eventos. Outro aspecto importante é a participação das mulheres, que, segundo a agrônoma, viviam distantes do processo produtivo e hoje assumem tarefas como a inseminação artificial e o controle de custos, entre outras”.

A longa matéria publicada na edição do último final de semana também faz menção ao Polo de Excelência Genética em Raças Taurinas (PoloGen), iniciativa surgida em 2014, formatada a partir de diversos projetos realizados entre a ABHB e a Embrapa Pecuária Sul. O projeto tem trabalhado justamente com o objetivo de transferir tecnologia e auxiliar o produtor no melhoramento genético.

Entrevistada pelo veículo, a pesquisadora Bruna Sollero, da Embrapa, informa que a instituição busca levar a um grande número de produtores orientações sobre a sistematização dos cruzamentos. Em pauta estão temas como o descarte de fêmeas improdutivas, a raça mais indicada para cada propriedade e como identificar o potencial de cada criador. O trabalho é executado levando-se em conta programas de avaliação genética e centrais de inseminação, que pontuam quais são os animais considerados “top”. Por meio de recursos da pró-pria Embrapa e do Ministério da Agricultura, os touros têm o sêmen coletado e depois distribuído a produtores identificados com o auxílio da Emater.

Por Tatiana Feldens, reg. Prof. 13.654

Ascom ABHB

Deixe um comentário

Fechar