Guatambu e Santa Tereza vencem PAC HB 2017/2018

Por em 18 de junho de 2018

As Provas de Avaliação a Campo (PAC) de Reprodutores Hereford e Braford 2017 – 2018 chegaram ao fim consagrando a Estância Guatambu, de Dom Pedrito, e a Fazenda Santa Tereza, de Arambaré, como as grandes campeãs desta edição. Com ganhos médios diários muito parecidos, o desempenho dos caras brancas ao longo das sete pesagens oficiais demonstra a qualidade das raças: 0,7132 kg/dia na raça Hereford e 0,794 Kg/dia entre os Braford sob condições difíceis.

“Resultado muito satisfatório, levando em consideração as condições enfrentadas pelos reprodutores durante o período da avaliação, com pastagem de inverno em declínio, visto que a prova teve início no final do mês de agosto, passando por um vazio forrageiro, até chegar a entrada da pastagem de verão, que foi muito prejudicada devido à forte seca que a região enfrentou”, informou Felipe Azambuja, Gerente de Operações da ABHB.

Além das avaliações de ganho de peso, os 31 animais participantes da 14ª edição da raça Hereford e 23ª da raça Braford foram submetidos à avaliação de carcaça por ultrassom e exame andrológico, além de avaliação técnica criteriosa em conformação, características sexuais e padrão racial. “Ao término de toda esta maratona de avaliações, os touros foram apresentados ao Inspetor Técnico na semana passada, que confirmou os animais de elite e superiores, chancelando o resultado. Uma prova completa”, reforçou Azambuja.

Bicampeã, a Estância Guatambu, de Valter José Potter, levou o primeiro lugar na raça Hereford com o exemplar Guatambu R1042, que fechou a edição pesando 412 kg e um ganho médio diário de 0,9231 Kg. Já na raça Braford, o touro Santa Tereza L2934, da Sucessão Dário Silva Azambuja, que chegou aos campos da Embrapa Pecuária Sul pesando 308 kg e chegando ao término da prova com mais de meia tonelada: 509,004 kg, um ganho médio diário de 0.9349 kg.

A segunda colocação na raça Hereford ficou com o exemplar G165, da Agropecuária São Pedro, localizada em Alegrete, que fechou a prova com um ganho médio diário de 0,8521 kg. Já na raça  Braford, mais uma vez a Estância Guatambu, com o touro BT R 167, com 0.9231 kg. É dela, também, a terceira colocação na raça Hereford, com o exemplar BT 1047.  De São Sepé, mais precisamente da Fazenda São Bento do Verde, a terceira colocação na raça Braford, que ficou com o reprodutor B 16115.

O Coordenador da PAC pela Embrapa Pecuária Sul, Roberto Collares, destacou a excelente genética e principalmente a rusticidade dos animais, com perfeita adaptação ao meio ambiente da região. “As raças Hereford e Braford demonstraram na prática estas características. Pois em nossa região e no local de desenvolvimento da prova, os campos experimentais da Embrapa, em Bagé (RS), passaram por grande estresse hídrico, com forte calor e, consequentemente, pastagens nativas bastante limitadas pela falta de chuva e excesso de luminosidade. Mesmo assim, os reprodutores tiveram bom desenvolvimento corporal, com ganho de peso e sanidade sem apresentar qualquer dificuldade. Estes fatores são de grande importância nas avaliações a campo referentes às características das raças, pois estes reprodutores serão utilizados em suas funções reprodutivas em propriedades que ao longo dos anos passam por estas intempéries”, afirmou.

Pioneirismo

A Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB) se orgulha de ser pioneira nacional na realização deste tipo de avaliação, que busca fomentar a seleção de características de importância econômica nas raças, que afetam diretamente a rentabilidade da pecuária de corte nacional. Em síntese, as avaliações comprovam de forma técnica aquilo que já é conhecido entre os criadores: as duas raças produzem muito e com qualidade sob condições adversas.

A prova é realizada anualmente pela ABHB com o apoio do Polo de Excelência Genética para raças Taurinas (PoloGen), da Embrapa Pecuária Sul, localizada em Bagé (RS). Tem por objetivo reunir, sob as mesmas condições, touros das raças Hereford e Braford dos principais criatórios do sul do Brasil, buscando exemplares que se destaquem em diversos aspectos genéticos.

“A parceria com a Embrapa, referência no Brasil e no Mundo quando o assunto é pecuária de corte, é fundamental para avalizar esses resultados. Nos dá a segurança de estarmos selecionando na direção correta”, reforçou Azambuja.

Participaram desta edição, touros de 12 propriedades localizadas em sete municípios gaúchos: Agropecuária São Pedro, Agropecuária Sereno, Cabanha São Fernando, Estância Dona Genoveva, Estância Rio Negro, Estância Nossa Senhora Auxiliadora, Estância São Francisco Xavier, Estância Guatambu, Estância do Bolso, Fazenda São Bento do Verde, Fazenda Santa Tereza e P.A.P Namur Suñe.

Confira o informativo na íntegra abaixo.

Informativo Final PAC HB 2017-2018

Por Tatiana Feldens, reg. Prof. 13.654

Fotos: Murilo Alves

Ascom ABHB

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Translate »