Expositores de Minas Gerais, Mato Grosso e Goiás prestigiam Nacional HB

IMG_20160519_113103693
Os irmãos Ademir e Henrique Cenci

Os expositores Ademir e Henrique Cenci,  Diego Parodi e Fernando Fonseca, de Minas Gerais, Mato Grosso e Goiás, respectivamente, estão em Alegrete (RS), desde a última segunda-feira, prestigiando a maior mostra Nacional das raças Hereford e Braford. Além de acompanhar toda a programação, desde o Curso de Atualização e Julgamento, aos remates e palestras, eles participam da Exposição com exemplares Braford.

Os mineiros trouxeram 3 animais de argola. “Tendência hoje na raça é o acasalamento. Estamos buscando atualização e informações com os especialistas que hoje respiram Braford no Brasil”, disse Ademir Cenci, um dos responsáveis pela Fazenda Sucupira, com sede na cidade de Arinos, em Minas Gerais.

Eles acabaram de participar da AgroBrasília, onde realizaram, junto com as Estâncias gaúchas Santa Ana e Luz de São João, do 2º Leilão Braford Tropical, atividade oficializada pela ABHB. O remate comercializou 53 touros e 30 fêmeas, além de proporcionar uma degustação de Carne Certificada Hereford. “Uma excelente oportunidade de mostrar o caminho do campo ao prato”.

Pela segunda vez na Nacional HB, o sócio criador Fernando Fonseca, da Fazenda Querência, localizada em Rio Verde, no Estado do Goiás, também participa da Feira com mostra de animais.

“Comprei lotes de Embriões da Agropecuária São Pedro durante a Expointer de 2014 e o resultado estarei conferindo pessoalmente agora, durante a Mostra Nacional”, informa, entusiasmado ao contar quem são. “Filhos da Espoleta, a grande campeã da Nacional HB em 2015”, completa.

IMG_20160519_113349915
Fernando Fonseca, da Fazenda Querência

Fonseca acumula hoje em sua propriedade cerca de 200 fêmeas registradas e quer mais. “O resultado é excepcional. Não é uma aposta. É uma raça que já está consolidada há muitos anos, pois estão produzindo maravilhosamente bem. Lamento apenas a falta de conhecimento sobre a raça lá em cima”, disse ele, que aproveitou para elogiar o apoio dado pela ABHB nos últimos eventos participados por ele, como a TecnoSHOW Comigo.

Ele admite que as adversidades da Região Centro-Oeste são várias, já que numa mesma região é possível encontrar ambientes totalmente díspares. “Os desafios são grandes, mas mesmo assim é possível perceber a adaptação deles em todos os cenários, já que resistem aos períodos de seca da região, garantindo plena adaptabilidade”, completa.

Assim como Fonseca, Parodi também está participando da Nacional HB pelo segundo ano consecutivo, através de parceria com as Estâncias Santa Ana e Luz de São João. Seu sócio, Edson Lara, que está a frente também da Spraytec, parceria da ABHB no evento, disse que o grupo liderado por Parodi está apostando tudo no segmento. “Objetivo é focar na qualidade genética e com isto estamos superando todas as nossas expectativas”. Para a próxima edição, planos de adquiri um estande fixo dentro do Parque de Exposições Dr. Lauro Dornelles. “Queremos continuar com a parceria com a Luz de São João e Santa Ana e incrementar ainda mais o contato com os criadores”.

Características

A Braford é uma raça criada a partir do cruzamento de um Herefort com zebuínos. O Hereford é originário da Inglaterra e foi espalhado pelo mundo a partir do século 19, chegando a todos os continentes. No Brasil, chegou primeiro à Região Sul, onde ocorreram as primeiras experiências de cruzamento.

Inicialmente, elas foram feitas entre Hereford e Brahman. Hoje, em 99% dos casos, o mais comum é cruzar com um exemplar de Nelore, chegando ao perfil do Braford já consolidado no país.

Desde 2003, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) reconhece a raça Braford. O processo começou na década de 1980, quando a Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB) iniciou a orientação e oficialização da criação da raça no País, com apoio da Embrapa Pecuária Sul. Hoje, os exemplares de Braford precisam ser certificados pela ABHB e a confirmação é dada em forma de marca na paleta do gado – um marca com a letra B.

Por Tatiana Feldens, reg. Prof. 13.654

Ascom ABHB

Deixe um comentário

Fechar