Expointer 2017: Lançado Sumário de Touros Hereford e Braford PampaPlus 2017

Por em 31 de agosto de 2017

Equipe do PampaPlus durante o lançamento. Crédito: Zzn Peres

O Programa Oficial de Melhoramento Genético da ABHB – PAMPAPLUS – tornou pública durante a Expointer 2017 a sua edição anual do Sumário de Avaliação Genética Hereford e Braford. O documento contém 104 páginas, apresentando 576 touros pais provados, provenientes de uma população de mais de 120 mil animais avaliados, relacionados por ordem alfabética e por destaques em índices produtivos. Isso possibilita aos criadores escolherem os que melhor se adaptem às necessidades de seus rebanhos a fim de aumentar sua produtividade e lucratividade, contribuindo para o fortalecimento de toda a cadeia produtiva da carne bovina do país.

O Programa de Melhoramento Genético da ABHB é realizado em parceria com as Embrapas Pecuária Sul e Gado de Corte e o Geneplus e tem por objetivo facilitar o trabalho do pecuarista no melhoramento genético dos plantéis. Fernando Flores Cardoso, Chefe de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Embrapa Pecuária Sul era só alegria. Ele comemorou o importante trabalho realizado junto a ABHB desde 2008.

“Noite de festa. Grande satisfação e oportunidade participar da construção do PampaPlus, que hoje a gente considera consolidado com quase 60 criatórios de diversas regiões do país”, afirmou. Na publicação, são apresentados dados sobre animais melhoradores de diversas regiões, com avaliação genética para características relacionadas ao desempenho, reprodução e características morfológicas.

Além dos touros pais, o sumário apresenta a relação de touros jovens de 2 e 3 anos de idade que apresentaram Índice de Qualificação Genética até TOP 1%, os índices e características médias medidos das raças, as matrizes destaque e os touros ganhadores da Prova de Avaliação a Campo (PAC) de Reprodutores HB 2016-2017. O sumário também está disponível na versão eletrônica no site www.pampaplusnet.com.br

Na avaliação do presidente da ABHB, Luciano Terra, trata-se de um trabalho muito importante, já que uma das finalidades de uma associação de raça deve ser, justamente, promover o melhoramento genético dos plantéis, através de um corpo técnico capacitado conhecedor da realidade dos diversos criatórios nas várias regiões do Brasil.

Confira a seguir o Sumário de Avaliação Genética Hereford e Braford. Caso não seja possível visualizar abaixo, clique AQUI. 

 

Top PampaPlus

Na ocasião, também foram apresentados os jovens reprodutores finalistas ao prêmio Top PampaPlus 2017, que ocorrerá no mês de dezembro durante o Jantar de Destaques da ABHB, onde é escolhido um touro de cada raça, entre os TOP 0,1% melhores da avaliação genética da safra 2016, que melhor preencha os critérios de desempenho e acurácia em índices escolhidos como de importância para os planteis HB.

Conheça todos os ganhadores do prêmio Top PampaPlus

Por Tatiana Feldens, reg. Prof. 13.654

Ascom ABHB

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Translate »