Braford desponta mais uma vez como excelente alternativa para pecuaristas do Brasil Central durante TecnoShow COMIGO

Por em 7 de abril de 2017
TecnoSHOWGlobo

Equipe da ABHB após participação ao vivo no Jornal do Almoço da TV Globo local

Com 28 animais Braford em exposição, palestras e dinâmicas proferidas pelo Inspetor Técnico credenciado pela ABHB, Witis Baes Rodrigues, e muita degustação de Carne Certificada Hereford, a 16° edição da Tecnoshow Comigo 2017 encerrou nesta sexta-feira (7) em Rio Verde, no sudoeste de Goiás, trazendo oportunidades ímpares de negócios para a Associação Brasileira de Hereford e Braford.

“Uma excelente vitrine para as raças no Brasil Central, com pecuaristas diversos interessados no cruzamento industrial e na qualidade da carne oriunda das raças Hereford e Braford”, sintetizou o diretor de eventos da ABHB, Celso Jaloto, que acompanhou todos os dias de Exposição.

PalestraCOMIGO

Witis durante uma das palestras nesta edição

Pelo segundo ano consecutivo, a participação da ABHB despertou o interesse dos visitantes, principalmente pela mostra de animais. Dois sócios e criadores da ABHB garantiram a qualidade genética da mostra, que contou com 13 reprodutores Braford da Fazenda Querência, de Fernando Fonseca, localizada em Rio Verde, e 15 fêmeas Braford da Fazenda CH, de Carlos Henrique Henrique, do município de Caiapônia, ambos os criatórios localizados em Goiás.

JalotoFernandoCarlos

Jaloto com os sócios expositores Fernando Fonseca e Carlos Henrique

“A procura nas mangueiras foi muito grande. Vários produtores de Nelore interessados no cruzamento com o Braford. Outros  querendo o Braford para colocar nas vacas meio sangue. Foi muito positivo”, completou Jaloto, ao frisar as qualidades do Braford. Um bovino dócil, rústico, fértil, resistente, precoce, de alto rendimento de carcaça, adaptável a todas as regiões do Brasil. Por isso reúne a genética do Zebu, que garante alta rusticidade (perfeita ambientação aos trópicos, resistência aos ectoparasitas) e musculatura consistente, com as características do Hereford (fertilidade, habilidade materna, precocidade, temperamento dócil, volume e qualidade de carne).

Além da mostra, outro ponto destacado por Jaloto foram as duas palestras proferidas pelo médico veterinário Witis Baes Rodrigues, Inspetor Técnico credenciado pela ABHB. “Ele apresentou, de forma objetiva, as potencialidades das raças e formas de cruzamento”. Witis também destacou a qualidade da carne oriunda do animal, uma das mais elogiadas do mercado, e chamou atenção para a importância da existência de uma entidade que certifique a qualidade do que está entrando no mercado.

“Todos os animais com o selo da ABHB estão prontos para o campo e darão ao produtor respostas rápidas no que se refere ao cruzamento e fertilidade”, disse. “Os machos saem com testículos simétricos, qualidade satisfatória de semêm e umbigo corrigido. Já as fêmeas só são vendidas prenhas ou recém-paridas, o que priva que o animal não possui problemas de fertilidade”, completa.

BrafordTecnoShow

Foto: Divulgação/Cristiano Borges

Podendo ser criado por vários tipos de produtores, o Braford de monta natural se encaixa no perfil de quem acaba não investindo em inseminação artificial e possui fêmeas Nelores para a reprodução. Já para aqueles que trabalham com a fertilização à distância, o Braford também é uma opção valiosa, pois o material genético tem valor significativo no mercado. No que diz respeito ao ciclo, a raça continua sendo uma boa alternativa: enquanto um animal tradicional é abatido com 36 meses, o Braford vai para o abate com 24 meses. “Sem falar sobre a qualidade e o sabor da carne”, elogia, Baes.

O terceiro grande momento da Exposição foi a degustações de carne, marca registrada da ABHB em qualquer evento que participa. “Quem degusta fica impressionado”, disse Jaloto, ao descrever o cenário montado. “Improvisamos uma churrasqueira em frente ao estande e assamos os melhores cortes. Tinha fila para provar”.

CCHTECNOSHOW

A frente da churrasqueira, junto com Jaloto, estava Renan Trindade, analista de registro da ABHB. Com sua simpatia e profissionalismo, atendeu a todos garantindo uma das melhores experiências de Carne Certificada Hereford no Brasil Central.

O CEO da ABHB, Fernando Lopa, que acompanhou de longe todo o desenrolar da feira, já que estava representado a Entidade em mais uma ExpoLondrina, elogiou a participação da Entidade na TecnoShow COMIGO. “Esse foi mais um exemplo de como deve funcionar o princípio puro do associativismo. Onde uns fazem para o todo, princípio que tem permeado a ABHB na última década. Estamos todos de parabéns e esperamos cada vez mais a participação do associado e de nossos parceiros e apoiadores com boas ideias, críticas construtivas e desprendimento para fazer, assim seguirmos pavimentando a estrada que conduz o crescimento das raças HB”.

Por Tatiana Feldens, reg. Prof. 13.654

Ascom ABHB

Com informações do Jornal Dia Dia

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*

Translate »