Lançado o Sumário de Avaliação Genética Hereford e Braford PampaPlus 2018

Por em 30 de agosto de 2018

O sumário foi lançado na última terça-feira, durante programação na Expointer

O Programa Oficial de Melhoramento Genético da ABHB – PAMPAPLUS – tornou público na última terça-feira (28), durante a grande programação da Entidade na Expointer 2018, a sua edição anual do Sumário de Avaliação Genética Hereford e Braford. O documento contém 96 páginas, apresentando centenas de touros pais provados, provenientes de uma população de mais de 120 mil animais avaliados, relacionados por ordem alfabética e por destaques em índices produtivos.

CLIQUE AQUI e baixe o sumário em PDF

ou

Clique em www.pampaplusnet.com.br e acesse o sumário eletrônico

“Comemoramos não só o lançamento do sumário e sim 10 anos de um trabalho sério e competente em prol do melhoramento genético dos nossos planteis HB envolvendo, além da ABHB e seus técnicos de registro, os criadores, pesquisadores, universidades de ensino parceiras e equipe do PampaPlus”, destacou a coordenadora do PampaPlus pela ABHB, Thais Pires Lopa.

Todos, segundo ela, com objetivo em comum de obter dados precisos e confiáveis para auxiliar na seleção dos animais. “E estamos só no começo. Uma data histórica que deve ser comemorada com a principal parceira da ABHB nesse projeto, a Embrapa Gado de Corte nas pessoas dos doutores Luiz Otávio, Paulo Nobre e Roberto Torres e pela Embrapa Pecuária Sul, na pessoa do Dr. Fernando Cardoso e toda a sua equipe que dão suporte ao Programa PampaPlus em conjunto do ex-presidente Fernando Lopa pelo conhecimento que tem em análise de sistemas e que muito contribuiu para as diversas melhorias também no sistema de registro genealógico enquanto presidente”.

O Programa de Melhoramento Genético da ABHB é realizado em parceria com em parceria com as unidades da Embrapa Pecuária Sul e o Geneplus do Gado de Corte, e do Núcleo de Estudos em Sistema de Produção de Bovinos de Corte e Cadeia Produtiva (NESPRO/UFRGS) e tem por objetivo facilitar o trabalho do pecuarista no melhoramento genético dos plantéis. Na publicação, são apresentados dados sobre animais melhoradores de diversas regiões, com avaliação genética para características relacionadas ao desempenho, reprodução e características morfológicas. Isso possibilita aos criadores escolherem os que melhor se adaptem às necessidades de seus rebanhos a fim de aumentar sua produtividade e lucratividade, contribuindo para o fortalecimento de toda a cadeia produtiva da carne bovina do país.

“Hoje, quando olhamos para trás e vemos o caminho percorrido fica a certeza da boa decisão que foi capitanear esse projeto, assim como chancelar os demais programas para que todos trabalhem de forma harmônica. Assim ganham os criadores, os inúmeros estudantes e profissionais que passaram pelas 10 edições do curso internacional de melhoramento genético e até mesmo os próprios pesquisadores que aprendem com os relatos do dia a dia dos criadores e suas dificuldades. Através dessa convivência saem as soluções práticas e adequações do programa a realidade do campo”, reforçou Thais ao destacar o grande número de adesões desse ano e o número expressivo de pessoas que participaram e opinaram na reunião anual do programa que ocorreu segunda de manhã no estande na Expointer. “Podemos dizer que o PampaPlus hoje é um programa consolidado”.

Além dos touros pais, o sumário apresenta a relação de touros jovens de 2 e 3 anos de idade que apresentaram Índice de Qualificação Genética até TOP 1%, os índices e características médias medidos das raças, as matrizes destaque e os touros ganhadores da Prova de Avaliação a Campo (PAC) de Reprodutores HB 2017-2018.

DEP racial Braford

A novidade desse ano foi o lançamento da DEP racial para o Braford, atendendo à uma solicitação dos criadores. Nela são apresentados os touros que transmitem à sua progênie um melhor conjunto de características dentro do padrão racial, avaliando biótico, pelagem, conformação e desempenho produtivo. O sumário também estará disponível em breve na versão eletrônica no site www.pampaplusnet.com.br

A cerimônia realizada na última terça-feira foi prestigiada pelo presidente da ABHB, Luciano Dornelles, pelo Chefe de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Embrapa Pecuária Sul, Fernando Flores Cardoso, que coordena o programa pela Embrapa, além da rainha da Expointer, Ana Coelho, do presidente do Conselho Deliberativo Técnico, Aldo Tavares, e pelo membro da equipe técnica do PampaPlus, Bruno Teixeira.

Top PampaPlus

Nesta quinta-feira (30), a ABHB também apresentou os jovens reprodutores finalistas ao prêmio Top PampaPlus 2018, que ocorrerá no dia 8 de dezembro durante o Jantar de Destaques da ABHB, onde é escolhido um touro de cada raça, entre os TOP 0,1% melhores da avaliação genética da safra 2017, que melhor preencha os critérios de desempenho e acurácia em índices escolhidos como de importância para os planteis HB.

Por Tatiana Feldens, reg. Prof. 13.654

Ascom ABHB

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Translate »