16° Curso de Atualização e Julgamento tem jovem estreante como campeã

Por em 24 de maio de 2018

A Nacional HB 2018 foi palco para a 16ª edição do Curso de Atualização e Julgamento das Raças Hereford e Braford Dr. Jacob Momm Filho. O Curso, realizado nas dependências do Parque de Exposições Agrícola e Pastoril, reuniu 29 participantes, entre sócios, criadores e estudantes de veterinária, que, durante os dois dias de atividade, acompanharam diversas palestras envolvendo os mais diversos temas relacionados ao julgamento de animais.

O presidente do CDT, Aldo José Tavares dos Santos

Após a abertura, alguns membros da equipe da Associação Brasileira de Hereford e Braford marcaram presença no Pavilhão de Remates. O Presidente do CDT, Aldo José Tavares dos Santos, falou sobre a Visão da ABHB perante o Julgamento. Ele foi seguido por Zilah Cheuiche, Superintendente de Registro Genealógico da ABHB, que discorreu sobre Normas e Procedimentos do Registro Genealógico de Animais.

Zilah Cheuiche, Superintendente de Registro Genealógico da ABHB

Na sequência, foi a vez da Gerente do Programa Carne Pampa, Fabiana Freitas, falar sobre A Industrialização da Carne e a Padronização. O período da manhã ainda contou com palestra sobre o tema Fundamentos e Referenciais Básicos na Avaliação de Bovinos de Corte, conteúdo ministrado pelo veterinário Gustavo Isaacson e pelo Dr. Joal Brazalle Leal. Já durante a tarde, a turma acompanhou o Julgamento da III Copa do Criador, evento organizado pelo Núcleo Jovem Hereford e Braford (NJHB) com o apoio da ABHB.

A Gerente do Programa Carne Pampa, Fabiana Freitas

A terça-feira encerrou com uma mesa redonda para o esclarecimento de dúvidas. Na última manhã do Curso ainda foram abordados os temas Importância do Melhoramento Genético do PampaPlus, Organização de Exposições e Julgamentos, Critérios de Seleção na Orientação da Escolha de Animais para Pista e Apresentação e Preparação de Animais em Pista, expostos, respectivamente, pelos Médicos Veterinários Bruno Teixeira, Luiz Rafael Z. Lagreca (Inspetor Técnico ABHB), José Antônio Correa Filho (Inspetor Técnico ABHB) e Diego Kasali.

Kasali, que chega a sua segunda participação como palestrante, ressaltou as novidades na transferência de conhecimentos. ‘’O Curso deu uma remodelada, mudou alguns focos e eu acho que ficou mais interessante, mais funcional, tanto para o pessoal que já trabalha no meio quanto para os estudantes que estão iniciando nesta área’’. Ainda sobre o novo formato, o palestrante pontuou: ‘’Se mantivermos essa interação entre teoria e prática, teremos ainda mais sucesso’’.

A última etapa teve caráter decisivo, isso porque após a Explanação e Aula Prática com Leal e Isaacsson, aconteceu a Prova de Avaliação dos Alunos. Dois lotes de animais Hereford e Braford foram julgados pelos alunos, com base no conteúdo trabalhado durante os dois dias de palestras e práticas.

A vencedora da edição, Lorena Paz Cabistani, com o seu pai Tonho Cabistani, da CORT Genética Brasil, patrocinadora da Nacional HB 2018

O resultado da avaliação foi divulgado ao final da tarde, por volta das 18h, e trazia em primeiro lugar a jovem de 19 anos, Lorena Paz Cabistani, que participava do Curso pela primeira vez. ‘’Meu pai é veterinário, então eu sempre participo das palestras, acompanho ele nas feiras e nos julgamentos. Eu já tinha uma noção de como se analisa um animal, mas foi a primeira vez que eu aprendi de verdade’’, afirmou Lorena, atribuindo o sucesso à experiência adquirida junto ao seu pai Antônio Cabistani, da Cort Genética. A campeã pretende seguir a carreira de veterinária e acredita que oficinas deste tipo agregam um conhecimento que vai além da teoria. ‘’É bom ir neste tipo de evento porque tu comparas os teus critérios com os da pessoa que está dando a palestra e acaba mudando de opinião’’, pontuou.

O estudante Mauber Gonçalves Moreira (centro da foto), que ficou em segundo lugar na Prova

Já em segundo lugar ficou o estudante de veterinária, Mauber Gonçalves Moreira, de 28 anos, que também integra a equipe da ABHB em eventos e exposições. O estudante, que ficou na 17ª posição na última edição prova, revela que a competição é uma boa oportunidade para encontrar com colegas e amigos de outras regiões. ‘’Eventos deste tipo são bons para a raça porque influenciam os jovens a se dedicar e a conhecer melhor o Hereford e o Braford’’, pondera.

Abaixo você confere a classificação final da prova com a pontuação dos primeiros colocados:

1° Lugar – Lorena Cabistani – 1569 Pontos
2° Lugar – Mauber Moreira – 1536 Pontos
3° Lugar – Vanuza Azolin – 1535 Pontos
4° Lugar – Aparicio Marques – 1532 Pontos
5° Lugar – Diego Cardoso – 1532 Pontos
6° Lugar – Antonio Fernandes – 1525 Pontos
7° Lugar – Izabela Maciel – 1523 Pontos
8° Lugar – Luiz Carlos da Silva Pereira Junior – 1518 Pontos
9° Lugar – Bruno Rivero – 1518 Pontos
10° Lugar – Thaís Cagnini – 1504 Pontos

11º Lugar – Vitória Camara – 1503 Pontos
12º Lugar – Mauro Silva – 1502 Pontos
13º Lugar – Telmo Fraga Rodrigues – 1502 Pontos
14º Lugar – Gabriela Maidana 1497 Pontos
15º Lugar –Francisco Barbieri 1491 Pontos
16º Lugar Juliana Gonçalves 1490 Pontos
17º Lugar Eduarda Menezes 1489 Pontos
18º Lugar Ana Virginia Guterres 1488 Pontos
19º Lugar Geliany de Borba 1487 Pontos
20º Lugar Ronaldo da Costa 1486 Pontos
21º Lugar Nikolas Paz 1483 Pontos
22º Lugar Helena Albornoz Maciel 1481 Pontos
23º Lugar Gabriel Maggi 1473 Pontos
24º Lugar Andreice Casagrande 1456 Pontos
25º Lugar Thais Pereira 1455 Pontos
26º Lugar Bibiana Avila 1442 Pontos
27º Lugar Samia Hannaui 1442 Pontos
28º Lugar Bruno Marques 1439 Pontos
29º Lugar Isadora Galarza 1429 Pontos

Texto: Murilo Alves, estagiário de Jornalismo

Edição: Tatiana Feldens, reg. Prof. 13.654

Ascom ABHB

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Translate »