Remate da Exposição Nacional do Hereford e Braford

A venda Genética e Morfologia comprovadas na PAC

Na tarde do dia 12 de outubro acontecerá na pista de remates da Associação Rural de Bagé o grande leilão de animais da Exposição Nacional do Hereford e Braford. Sob a organização do Escritório Aloizio Tavares e com a chancela da ABHB, já estão confirmados para venda 40 touros hereford e 20 braford.
Neste Leilão estarão em pista os 26 touros Hereford que participaram da 3ª Prova de Avaliação a Campo de Reprodutores na Embrapa Pecuária Sul.

Depois de um ano de avaliações e acompanhamento, os touros participantes da prova vão para as pistas de primavera com destaque de genética e morfologia superiores. Segundo o pesquisado da Embrapa Pecuária Sul, Dr. Joal Brazalle Leal, esses touros podem ser considerados ?de ponta?, porque já são oriundos dos 30% melhores das estâncias (previstos em programa de melhoramento genético).
Joal ainda destaca alguns componentes importantes da prova: ? a PAC é diferente porque tem um componente que outras provas não tem que é a morfologia. Não adianta você ter um animal de excelente genética se ele não tiver uma boa estrutura.?
Outro ponto importante destacado pelo pesquisador é que este ano foi complicado para alimentação do gado, e esse fator foi geral. E mesmo esses animais comendo somente pasto e mesmo com toda a seca tiveram ganhos de peso excelentes, chegando ao período de venda com média de 700 quilos. ?Esse remate dará ao criador a oportunidade de adquirir animais de ponta, com ótima morfologia e genética superior?, conclui o pesquisador.

Os resultados obtidos na 3ª PAC serão apresentados aos criadores na tarde do dia 05/10 na sede da Embrapa Pecuária sul em Bagé, onde haverá, também, a mostra dos touros, que também ocorrerá na manhã do dia 12 de outubro, durante a Exposição Nacional das raças Hereford e Braford. O remate começa às 16 horas do dia 12.
“Os touros participantes da PAC tem o carimbo da qualidade de duas entidades – A EMBRAPA e a ABHB – são provenientes de conceituados criatórios de Hereford, avaliados em programas de melhoramentos e mensurados continuamente por técnicos das entidades”, comenta Fernando Lopa, presidente da ABHB. “Nós queremos que os criadores tenham de fato acesso a essa genética de ponta, fato é que os proprietários dos animais já coletaram o semên de seus touros, como forma de conservar a genética dos mesmos em seus criatórios. Realmente uma oportunidae de ouro para o pecuarista”, acrescenta Lopa.

A 3ª PAC teve início na primavera de 2008 com 11 criadores e 26 reprodutores:

Alcebíades Jacinto Pereira PAP- Estância Santa Maria ?Bagé;
Valter José Potter- Estância Guatambu- Dom Pedrito;
Juares Flores Furtado-Reculuta-Livramento;
José Ivo Zart-Alvorada- Dom Pedrito
Willy Haas Filho- Irapuá- Cachoeira do Sul;
Agropecuária São Pedro – Estância São Pedro- Alegrete;
Sucessão Dario Silva Azambuja – Estância Santa Tereza- Camaquã;
João Souza Cavalcanti-São Fernando-Quaraí
Geraldo E. Pereira de Souza – Estância do Bolso- São Gabriel
Alfeu de Medeiros Fleck- São Manoel – Alegrete
Celso Jaloto- Estância Luz de São João – São Gabriel.

E com o apoio da Cotrijui, Forrageiras Santa Maria, Ouro Fino, Tortuga, Progen Inseminação Artificial, ANC e PUC-RS e com o acompanhamento da Embrapa Pecuária Sul, com sede em Bagé-RS.

Fechar