Pampaplus Promove Encontro Para Debater uso de Marcadores Moleculares

A Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB), através do PampaPlus – Programa de Avaliação Genética da ABHB para as raças Hereford e Braford – preoucupada com a crescente demanda de seus criadores por informações sobre a melhor utilização dos marcadores moleculares para melhoramento de seus rebanhos, bem como, da viabilidade da utilização dos marcadores em conjunto com as informações obtidas por programas de melhoramento genético, promoverá dentro da programação da sua 6ª Jornada de Atualização Técnica uma reunião para “harmonizar idéias” sobre o tema.

O encontro, que será realizado no dia 22 de julho em Uruguaiana, contará com a presença dos pesquisadores da Embrapa Pecuária Sul/PampaPlus – Dr. Fernando Cardoso, da Embrapa Gado de Corte/Geneplus – Dr. Paulo Nobre, do Grupo de Melhoramento Animal e Biotecnologia da FZEA/USP(GMAB) – Dr. José Bento Ferraz, do Nespro/UFRGS Dr. Julio Barcellos e Dr. José Braccini Neto e da empresa Merial – Dr. Guilherme Gallerani.

A reunião busca esclarecer ao Conselho Técnico da ABHB sobre as reais possibilidades da aplicação das novas tecnologias apresentadas, da melhor forma de uso e das perpectivas de tempo para obtenção de resultados. Visa, também, iniciar um trabalho de aproximação entre a pesquisa pública e privada de forma a beneficiar não só o criador de Hereford e de Braford mas os pecuaristas de todo o Brasil.

Segundo a presidente do Conselho Técnico da ABHB, Dra. Thais Pires Lopa, muitas informações estão sendo veiculadas, pesquisadores de todo o mundo dão depoimentos divergentes sobre a forma de utilização e/ou sobre a eficiência do uso dos marcadores moleculares e a ABHB deve cumprir um de seus papéis, que é aproximar a pesquisa ao seu criador, de forma que o mesmo tenha condições de decidir sobre a aplicabilidade ou não das novas tecnologias no seu rebanho.

“A ABHB sentiu que os criadores estão precisando de um Norte sobre a questão dos marcadores, solicitei ao nosso Conselho Técnico que reunisse nossos pesquisadores brasileiros para discutir os questionamentos sobre o assunto”, explica Lopa. “Os Braford do nosso Núcleo Fronteira Oeste tem dado uma forte contribuição a pesquisa mundial de marcadores na raça e nossos criadores querem aperfeiçoar o uso da tecnologia e a participação da pesquisa pública no assunto”, acrescenta Lopa.

Fechar