Marcadores Moleculares em Programas de Avaliação Genética: Usar ou Não Usar

A Associação Brasileira de Hereford e Braford promove juntamente com a sua 6ª Jornada de Atualização Técnica um momento importante de discussão entre criadores, pesquisadores e técnicos sobre o uso de marcadores moleculares em programas de avaliação genética, que no caso específico das raças hereford e braford é o PampaPlus, implantado em meados de 2009.

Os convidados da ABHB para esclarecer o assunto foram, Dr. Fernando Cardoso e Joal B. Leal (Embrapa Pecuária Sul), Dr. Paulo Nobre (Geneplus/Embrapa Gado de Corte), Dr José Bento Sterman Ferraz (USP) e Guilherme Gallerani(programa Igenity), que conversaram sobre a s possibilidades de harmonização das duas ferramentas, seleção por DEPs e seleção através dos marcadores moleculares. A preocupação da ABHB é que o criador conheça e assim possa tomar a decisão correta no momento de eleger as suas ferramentas de seleção e fazer com que esse uso seja bem feito.
A tecnologia de marcadores moleculares veio para ficar, pois sem dúvida nenhuma poder conhecer precocemente o perfil genético dos animais dá ao criador capacidade rápida de decisão quanto a eleição ou descarte dos mesmos, mas é consenso que não irá substituir as deps e nem o olho treinado do criador na decisão final, já que alguns parâmetros são independentes disso. A participação dos técnicos é importante no que diz respeito ao auxílio e orientação que dão ao criador.

O criador Celso Jaloto acredita na pesquisa e que sim, o marcador molecular deve ser usado, ?porque o marcador molecular, segundo os geneticistas e as pesquisas genéticas, pode dar uma avaliação correta de uma característica melhoradora para a raça, com resultados mais confiáveis e com muito mais eficácia?, afirma o produtor. Apesar das características não estarem totalmente mapeadas, com o tempo e com o aprofundamento das pesquisas poder-se-á buscar mais características para as raças hereford e braford.
Com o olhar técnico, o médico-veterinário e inspetor técnico da ABHB, Sr. Luiz Rafael Lagreca acredita no potencial da pesquisa, mas a vê como uma matéria muito nova para ser vista como a ?salvação da lavoura?. ?Precisamos ressaltar as qualidades e características do gado hereford e braford, mas não podemos deixarem se perder aquelas que o olho do criador enxerga?, diz o veterinário, ?essa é uma ferramenta que vai proporcionar a melhoria do criatório, mas é preciso cuidar para não descaracterizá-lo, por exemplo, trabalhar muito no ganho de carcaça pode fazer o animal perder a rusticidade?, alerta Lagreca.

Além das palestras os participantes fizeram a tarde uma visita a propriedade Estância São Miguel do grupo Condomínio Odair Gonzales onde tiveram duas práticas, uma com a apresentação dos animais assistidos pelo programa Igenity e depois a de Avaliação Visual em Terneiros Braford com a Dra.Thaís Pires Lopa (presidente do Conselho Técnico da ABHB) e o Dr. Joal Brazzale Leal (Embrapa Pecuária Sul)

A 6ª Jornada de Atualização Técnica encerra hoje (23/06) com a seguinte programação:
08h30min – Sistema de Integração Lavoura de Arroz e Pecuária na Alimentação Animal ? Eng. Agrôn. Luiz Antônio Queiroz
09h45min – Novas orientações para o registro genealógico das raças Hereford e Braford ? Dra. Thais Pires Lopa
10h30min – Intervalo
10h45min – Instruções sobre procedimentos para credenciamento e descredenciamento de inspetores técnicos e Análise da prova aplicada aos novos técnicos – Dra. Thais Lopa
12h00min – Almoço
13h30min – Deslocamento para Estância Sossego
14h30min – Trabalho de Seleção e Avaliação ? Animais de Sobreano ? Coordenação Dr Joal B. Leal
17h00min – Mesa de Trabalho com os Técnicos e Encerramento

Fechar