Fazenda Santa Tereza, em Arambaré (RS), destacou rusticidade e tecnologia em sistema produtivo às margens da Lagoa dos Patos
O quarto e último dia da Gira Técnica do 9º Congresso Mundial Braford aconteceu nesta quinta-feira, 1º de maio, na Fazenda Santa Tereza, no município de Arambaré (RS). O encontro marcou o encerramento de uma jornada que percorreu diferentes realidades produtivas do Rio Grande do Sul, oferecendo aos participantes uma imersão completa na pecuária Braford do país.
Com quase 100 anos de história, a Santa Tereza é um exemplo de integração entre lavoura e pecuária, unindo tradição e tecnologia em um sistema produtivo estabelecido em terras baixas às margens da Lagoa dos Patos. Durante a visita técnica, os participantes acompanharam as diferentes categorias do plantel, desde os terneiros e terneiras da geração 2024 até novilhas prenhes e touros que serão comercializados este ano. A apresentação contemplou também lotes de vacas matrizes, destacando critérios como produtividade, adaptação e resposta às exigências do mercado.
O presidente da Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB), Eduardo Soares, destacou o sucesso das etapas da Gira Técnica. “Aqui temos um ambiente de produção diferente, à beira da lagoa, 100% agrícola — e o Braford também está andando muito bem”, afirmou.
Já o titular da Santa Tereza, Paulo Azambuja, destacou a importância do momento para a história da propriedade. “Para nós é uma satisfação receber a gira. A gente participa diariamente do trabalho da associação, ter sido escolhido como uma das propriedades para representar a ABHB nesse evento tão especial, mostrar um pouco do sistema produtivo de cada região do Estado e conviver com diferentes situações, tanto de solo, clima e vocação para as áreas. Esse foi o objetivo, e estar na Santa Tereza nos enche de orgulho. A gente está prestando, na verdade, uma homenagem para todos aqueles que nos antecederam, que deram tanto do seu esforço para Santa Tereza seguir ao longo desses quase 100 anos de existência”, salientou.
A etapa final da Gira Técnica reforçou o papel do Braford como ferramenta eficiente e adaptável em diferentes sistemas produtivos, encerrando com êxito a série de visitas que antecedeu a programação oficial do Congresso. O evento segue até o dia 4 de maio, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS), com organização da ABHB. Em paralelo, também está sendo realizada a 18ª Exposição Nacional da raça Hereford.