Importação e Exportação na Teoria e na Prática Para Capacitação do bhb

Trinta pessoas entre produtores rurais, técnicos e empresários participaram da primeira etapa do curso de capacitação em negócios internacionais do Brazilian Hereford & Braford. O curso, que está sendo realizado em Alegrete, teve como instrutora a economista Gilda Zimmer, que é especialista em Gestão Empresarial, consultora do Sebrae/RS na área de planejamento e internacionalização de Empresas e consultora de empresas.

No primeiro dia do curso (27/11) as aulas foram voltadas a adoção de estratégias adequadas em negociações internacionais através da exposição de informações em torno dos acordos comerciais com foco na participação brasileira. Só este módulo teve 8 horas de duração e uma programação bem extensa partindo de estratégias de negociação, tipos de negociação até a participação brasileira em diversos acordos comerciais, como o Mercosul e Aladi.

O segundo dia de curso (28/11) o módulo apresentado versou sobre a sistemática de funcionamento do processo de exportação no Brasil, de forma que os participantes pudessem ter noção da aplicação dos tratamentos fiscais e administrativos inerentes a uma operação de exportação, sendo mostrados os diversos tipos de contratos e documentação.

Segundo o gestor do projeto BHB, Guilherme Dias, apesar do extenso conteúdo os participantes interagiram muito no decorrer do curso e concluíram essa primeira etapa bastante confiantes. ? Embora seja um desafio para a grande maioria, não é uma barreira instransponível para um grupo que tenha bem claro o objetivo de suas ações?, comenta Dias. ?A receptividade dos participantes foi muito boa com certeza todos os participantes estarão capacitados para o processo de exportação ao final do curso?, conclui o gestor.

O produtor rural, Solon Sastre do Condomínio Agropecuário Nova Aurora Anjo da Guarda, avaliou como muito valioso o curso, ?o próprio BHB foi uma excelente iniciativa da associação e este curso além de nos dar grande e valioso conhecimento nos dá mais segurança nos processos de negociação com o mercado exterior?, diz Solon.
Para Fabíola Lopes do Grupo Pitangueira o curso foi também bastante válido, pois está ajudando a clarear um caminho que é totalmente novo e por isso ainda meio obscuro. Fabíola ressalta ainda que talvez com um pouco mais de objetividade o curso seria muito mais proveitoso, mas mesmo assim foi de grande valia.

O curso de capacitação para os integrantes do BHB prossegue na próxima sexta-feira (04/12) e sábado, em Alegrete, com a seguinte programação:

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO NA EXPORTAÇÃO – ?COMO ESTRUTURAR CORRETAMENTE MINHAS AÇÕES INTERNACIONAIS? e INTERNACIONALIZAÇÃO ? UM DESAFIO PLANEJADO

Fechar