Expointer marcará o início da coleta para o novo Projeto Genômico em Campeões da ABHB

Durante a admissão dos animais na Expointer 2025, a Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB) dará início à coleta de amostras biológicas como parte do lançamento oficial do Projeto Genômico em Campeões. A iniciativa tem como principal objetivo fomentar o uso da genômica na seleção das raças Hereford e Braford, promovendo avanços significativos no melhoramento genético por meio da genotipagem de animais de destaque.

A coleta das amostras será realizada pelos inspetores técnicos da ABHB e abrangerá todos os exemplares admitidos na exposição. Essas amostras integrarão não apenas o Projeto Genômica Campeões, mas também o banco de material genético da Associação, ficando armazenadas para utilização futura tanto pela própria ABHB em ações de pesquisa, melhoramento e demandas estratégicas do Setor de Registro Genealógico, quanto pelos criadores interessados em acessar ou utilizar o material coletado.

O projeto foi aprovado em reunião do Conselho Deliberativo Técnico (CDT), realizada na sede da ABHB. A proposta prevê a genotipagem de animais que se destacam nas principais exposições organizadas pela associação, como a Nacional e a Expointer, além daqueles que participam de provas de eficiência alimentar e dos programas de melhoramento genético homologados pela ABHB. A população-alvo inclui os grandes campeões e grandes campeãs, os primeiros, segundos e terceiros colocados de cada categoria, os três primeiros touros e fêmeas jovens líderes dos sumários de avaliação, os touros pais e matrizes participantes dos programas genéticos, além de touros presentes nas principais centrais de inseminação que ainda não possuam genotipagem e doadoras com mais de cinco filhos avaliados no PampaPlus e índice de qualidade genética (IQG) superior a 30%.

A execução do projeto será feita de forma estratégica. Nos eventos como a Expointer, a coleta ocorrerá no momento do julgamento de admissão dos animais, realizada pelo inspetor técnico responsável ou por um colaborador designado pela ABHB. Já para os animais envolvidos nas provas de eficiência alimentar, a coleta será realizada durante a prova por um colaborador da Associação, com aprovação da Embrapa, visando reduzir ao máximo qualquer tipo de intervenção. No caso dos líderes de sumários e dos touros das centrais de inseminação, serão aproveitadas amostras previamente colhidas durante a inspeção para registro definitivo, sendo solicitada nova coleta para animais FIV ou TE, quando necessário.

O Projeto Genômica Campeões representa um avanço importante para a pecuária de corte brasileira, promovendo a seleção de animais cada vez mais produtivos, eficientes e adaptados às diferentes condições de produção. A ABHB reforça a importância da colaboração de todos os criadores para o sucesso da iniciativa, que fortalece o futuro das raças Hereford e Braford.

 

Texto: Lauren Brasil
Foto: Fernando Spolavori

Deixe um comentário

Fechar