Curso Internacional de Melhoramento Genético Destaca a Funcionalidade do Pampaplus

A sexta edição do curso que visa divulgar as tecnologias de melhoramento genético em bovinos de corte será realizada no auditório da Embrapa Pecuária Sul, em Bagé/RS, entre os dias 20 e 22 de março. Através da iniciativa, especialistas convidados pela Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e Núcleo de Estudos de Produção de Bovinos de Corte e Cadeia Produtiva da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (NESPRO ? UFRGS), demonstram como a utilização do Programa Oficial de Avaliação Genética das Raças Hereford e Braford ? PampaPlus/Embrapa pode melhorar a rentabilidade do produtor na pecuária.

A programação, direcionada a técnicos, produtores e estudantes, contempla aspectos ligados ao melhoramento genético, cruzamentos e otimização de produtos, manejo de touros, eficiência alimentar, métodos de seleção, programas de avaliação e utilização de touros jovens geneticamente superiores. Além disso, são realizadas demonstrações teóricas e práticas da ferramenta de avaliação genética das Raças Hereford e Braford ? o PampaPlus.

Na prática, de acordo com o presidente da ABHB, Fernando Lopa, o PampaPlus possibilita a formação de banco de dados adequado a análises genéticas, nas quais o produtor pode manuseá-lo e comparar seus animais com a média geral da raça e sob os mais variados índices desejados por ele. Com isso, é possível fornecer os instrumentos necessários ao melhoramento genético de seu rebanho. ?Neste sentido, o curso cumpre uma função estratégica, associada à dificuldade dos criadores no entendimento dos conceitos de seleção e a aplicação dos resultados oriundos das avaliações. É para desmistificar o assunto que a entidade promove anualmente um curso com foco na área de melhoramento genético animal, onde pesquisadores e técnicos convidados apresentam o que há de mais novo em termos de pesquisas e biotecnologias?, explica.

Segundo o pesquisador da Embrapa Pecuária Sul Fernando Flores Cardoso a ideia do curso é mostrar aos participantes como incrementar a produtividade do rebanho por meio do melhoramento genético. Para tanto, foram convidados especialistas de ponta, do Brasil, Argentina e Uruguai que vão apresentar o que há de mais recente no tema e abordando aspectos importantes para o público. ?É crescente o interesse dos produtores em utilizar ferramentas de melhoramento genético em seus rebanhos e com isso elevar a produtividade e também a renda com a pecuária de corte?, ressalta o pesquisador.

As inscrições encerram no dia 19 de março e o formulário pode ser encontrado no site da ABHB (www.abhb.com.br), na seção de documentos.

Fechar