Brasil vai à Rússia Vender Genética Bovina

Missão Comercial Empresarial viaja para vender a genética Hereford aos Russos

Uma missão comercial brasileira viaja nesta sexta feira (21/05) para a Rússia com o intuito de dar continuidade às negociações com empresários russos para a venda de genética da raça Hereford. A missão faz parte do projeto de promoção e comercialização internacional Brazilian Hereford & Braford (BHB), parceria entre a Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e serão oferecidos aos Russos: sêmen, embriões, reprodutores, ventres, medicamentos veterinários e suplementos para bovinos, além de serviços na área genética.

Fazem parte da missão uma Central de Inseminação Artificial, três fazendas produtoras de genética Hereford, uma empresa de medicamentos veterinários, a Associação Brasileira de Hereford e Braford – ABHB e a Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul – FARSUL.

Em outubro de 2009 o projeto BHB trouxe ao Brasil duas das maiores empresas compradoras de genética Hereford da Rússia, e os dois empresários russos ficaram muito impressionados com a qualidade da genética brasileira, mostrando real interesse num intercâmbio comercial com os produtores brasileiros.

Conforme o gerente executivo do projeto BHB Fernando Schwanke, ?A ida a Rússia é uma retribuição da vinda dos russos ao Brasil e uma oportunidade de conhecermos as reais necessidades deles, podendo lá além de nos aproximar, também fazer negócios?.

A Rússia possui um grande projeto de aumento da produção de carne bovina, com investimentos na ordem de US$ 750 milhões, onde faz parte deste projeto a importação de genética Hereford para a melhoria qualitativa e quantitativa de seus rebanhos, e aí está postada uma grande oportunidade para o Brasil.
?Hoje os vendedores de genética Hereford para a Rússia são a Austrália e Nova Zelândia, e queremos nos posicionar como um concorrente potencial neste mercado? salienta Fernando Schwanke.

A programação prevê a chegada da missão na cidade de Moscou no dia 22 de maio, e a primeira semana em Moscou será dedicada a agendas empresariais e governamentais. Está prevista uma visita ao Secretário de Defesa Agropecuária Russo, salientando a importância da efetivação de acordos sanitários entre os Países para que os negócios possam efetivar-se.

Segundo o Presidente da Associação Brasileira de Hereford e Braford, Fernando Lopa ?O projeto BHB tem trabalhado em várias importantes frentes, comerciais, mas também político e institucionais. Em abril estivemos com o Ministro da Agricultura Wagner Rossi solicitando a priorização da consolidação do acordo sanitário com a Rússia. A partir desta audiência, temos mantido contato permanente com o Secretário de Defesa Sanitária do MAPA, que inclusive acabou de retornar da Rússia. Os acordos estão sendo negociados e temos boa expectativa que eles se realizem.?

Na segunda semana na Rússia, o grupo viaja para o Sul da Rússia, quase na divisa com o Cazaquistão para conhecer a região produtora de Hereford e reunir-se com o Presidente da Associação Russa de Hereford. Deverá ser firmado um convênio de cooperação técnica entre os Brasileiros e Russos durante a viagem.

O gestor responsável da Apex Brasil pelo projeto BHB, Avay Miranda mostra-se otimista em relação a esta ação, salientando seu pioneirismo. ?Até pouco tempo era impensável que o Brasil pudesse posicionar-se como vendedor de genética bovina de Hereford no mercado internacional, e graças ao projeto BHB estamos virando este jogo?.

O Brasil possui mais de 80 anos de melhoramento genético de Hereford e mais de 40 anos de Braford, o que imprime uma qualidade superior as estas raças. Cada incursão empresarial no mercado internacional fortalece o pensamento que somos competitivos neste mercado, tendo produtos de excelente qualidade e bons preços. A viagem a Rússia é mais uma oportunidade de constatar isto!

Fechar