ABHB Reúne-se com o Coordenador do Indicador Esalq/cepea na Feicorte

Abrindo a programação da Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB) na 16ª Feira Internacional da Cadeia Produtiva da Carne (Feicorte), em São Paulo (SP), a diretoria da entidade, representada por seu presidente Fernando Lopa, pelo secretário de administração, Celso Jaloto Ávila Junior, e pelo membro do conselho consultivo, Gilberto Dutra Bulcão, reuniu-se nesta manhã (15/06) com o coordenador do Indicador Esalq/Cepea para Pecuária de Corte, Sergio de Zen, para acertar detalhes sobre o indicador de preços fornecido pela Esalq/Cepea, que vem sendo utilizado desde agosto de 2009 para pagamento aos produtores que entregam seus animais HB para o Programa Carne Certificada Pampa.

?Explicamos a ele como funciona o mercado de carne de qualidade no Rio Grande do Sul e discutimos novos parâmetros que possam ser acrescentados a este indicador para que consigamos captar esse valor a mais que é pago pelo gado de qualidade no Estado?, explica o presidente da ABHB, Fernando Lopa. Segundo ele, também ficou acertado que a ABHB repassará nos próximos dias uma relação de frigoríficos, produtores, sindicatos rurais e empresas leiloeiras à Esalq/Cepea, uma vez que a entidade pretende melhorar esse indicador também para terneiros e terneiras, melhorando a cotação a ser paga para toda a cadeia produtiva da pecuária.
Lopa lembra ainda que o Frigorífico Silva e o Grupo Marfrig já vêm utilizando o Indicador Esalq/Cepea para Pecuária de Corte em suas plantas no Rio Grande do Sul na hora da compra de animais enquadrados nos requisitos do Programa Carne Certificada Pampa da ABHB. ?Nossa intenção é expandirmos isso também para nossos parceiros e criadores em todo o Brasil?, acrescenta o dirigente.

De acordo com Sergio de Zen, encontros como este são importantes, pois sempre surgem idéias no sentido de aproveitar a qualidade da carne e a união do grupo de produtores. ?Quanto mais unido for o grupo no sistema de comercialização, de forma a oferecer regularidade e qualidade, maior será o valor agregado. E condições de vender acima do indicador do Esalq/Cepea eles têm, no entanto essa é uma realidade que depende de cada um, de não pensar apenas no momento atual e sim a longo prazo?, completa Zen.

Hoje também foi realizado o exame de admissão dos exemplares Hereford e Braford que entram em pista nesta quarta-feira (16), quando 41 animais serão avaliados pelo médico veterinário e Técnico de Registros Hereford e Braford da ABHB nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, Walvonvitis Baes Rodrigues, a partir das 9h, na Pista 2. Na mesma data, logo após a entrega de prêmios aos grandes campeões das duas raças, acontece a segunda edição do Leilão Nova Geração Hereford & Braford, sob o comando do leiloeiro Cláudio Gaperini, da Nova Leilões, com início previsto para às 19h, no Tatersal 2.

São Paulo, 15 de junho de 2010.

Fechar