ABHB Reúne-se com Empresas de Inseminação

A Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB) recebeu na manhã desta quinta-feira (17), em seu estande na Feicorte, em São Paulo, algumas das principais empresas de inseminação artificial em atividade no país.

Durante o encontro com representantes da Alta Genetics, Progen, ABS Pecplan, Ciale, Semex e CORT foram apresentados os projetos da entidade e seus programas de difusão genética, entre eles o Brazilian Hereford & Braford, o PampaPlus e a Prova de Avaliação de Reprodutores a Campo (PAC). Também foram passadas orientações quanto ao cruzamento industrial com animais das raças Hereford e Braford e considerações sobre a importação de genética destas raças, bem como explanações sobre a genética nacional e suas potencialidades.

Júlio Barcellos, do Núcleo de Estudos de Produção de Bovinos de Corte e Cadeia Produtiva da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Nespro/Ufrgs), parceiro da ABHB, explica que a reunião contemplou uma apresentação sobre as formas de apoio que a ABHB tem para as empresas que trabalham com a venda de sêmen e uma explanação de natureza mais técnica, mostrando como a entidade está preparada para atender as demandas do setor produtivo, cujo elo com a entidade são justamente as empresas de IA.

Além disso, foram apresentados alguns resultados da utilização de produtos Hereford e Braford no Brasil Central como forma de consolidar a qualidade da genética que está sendo repassada por estas empresas. “Em contrapartida, ouvimos um relato sobre as dúvidas e preocupações das empresas que comercializam sêmen. A partir deste diálogo, a ABHB passará a incluir em suas prioridades de gestão ações estratégicas para dar suporte técnico-institucional para que elas possam atender melhor seus clientes e ampliar a participação dos produtos Hereford e Braford no mercado nacional”, informa Barcellos.

Responsável por coordenar a participação das empresas na reunião, o Secretário de Administração da ABHB, Celso Jaloto, revela que o encontro foi muito importante, pois estabeleceu um elo de ligação da Associação com as centrais de genética no sentido de oferecer orientações sobre a compra de reprodutores, principalmente aqueles importados de outros países. “Assim, poderemos passar informações sobre a qualificação destes exemplares e se eles se enquadram nos padrões estabelecidos pela ABHB”, acrescenta, reforçando que houve reciprocidade e um interesse muito grande em sanar dúvidas que as empresas tinham sobre determinados assuntos. “Foi um diálogo muito franco e proveitoso”, completa Jaloto.

As considerações foram feitas por Júlio Barcellos (Nespro/Ufrgs), Walvonvitis Baes Rodrigues (UFMS e Ins. Técnico da ABHB), Thais Pires Lopa (Presidente do Conselho Técnico), Celso Jaloto (Secretário de Administração da ABHB), Gabriel Isaacsson (Superintendente da ABHB) e Fernando Lopa (Presidente da ABHB). No período da tarde, os projetos e programas da ABHB serão apresentados também para criadores e técnicos das duas raças.

Fechar